Entenda mais sobre Posicionamento Estratégico no Mercado

Entenda mais sobre Posicionamento Estratégico no Mercado

Já falamos um pouco sobre o posicionamento no nosso post sobre Branding, mas hoje iremos entender um pouco melhor o que é isto e como o posicionamento de mercado é tão importante para sua empresa!

O QUE É?

Basicamente posicionamento estratégico é como você se posiciona frente a seu público-alvo, como você é conhecido por eles. Por exemplo, eles te vêem como o mais barato? Eles te vêem como o melhor? Enfim, tem vários tipos de posicionamento que você pode escolher, mas isto nós iremos falar daqui apouco.

Então o posicionamento é a maneira que o consumidor vê a sua empresa, o como ele vai ver. A mensagem que você vai passar é sua responsabilidade de empresário, e é ai que entra a parte da estratégia.

O PORQUÊ É IMPORTANTE UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO?

Muitas pessoas não conseguem entender o porquê isto é crucial para uma empresa, mas a resposta é simples. É porque a imagem que você passa da sua marca irá refletir no que seu público-alvo espera da sua empresa!

Mas se atente bem ao passar essa imagem, pois você tem que atender a expectativa criada. Por exemplo, se você passa a imagem de ter o melhor hambúrguer da cidade, você tem que conseguir fazer o melhor hambúrguer da cidade, um hambúrguer com qualidade acima da média, com sabores excepcionais, e por ai vai… Pois assim, você estará cumprindo com sua palavra, e os clientes vêem isto com bons olhos e então será muito mais fácil fidelizar um cliente e será muito bem falado por ai, caso contrario a chance de perder clientes irá crescer constantemente. Isso ilustra a  importância de um planejamento estratégico da sua empresa.

TIPOS DE POSICIONAMENTO

Existem diversos tipos de estratégias de posicionamento, 3 muito comuns no mercado são:

  1. Posicionamento por qualidade/preço: É em relação com o custo/benefício, quando o produto é posicionado em determinado nível de preço. Por exemplo o Chanel nº 5, que é posicionado como um perfume de alta qualidade e preço elevado.
  2. Posicionamento por usuário: É quando a marca se apresenta como indicada para determinada categoria/perfil de consumidores. Um grande exemplo, é a Apple Computer que mostram seus computadores como os melhores para os designers gráficos.
  3. Posicionamento por Uso/Aplicações: É quando posiciona o produto como o melhor pra determinado fim. Por exemplo, a NIKE que descreve um de seus tênis como o melhor para jogar basquete.

 

Vale ressaltar que uma estratégia de posicionamento não é melhor do que outra, mas depende da maneira que você se posiciona no mercado e como você trabalha para atingir este posicionamento. E, é claro, que nenhum posicionamento é eterno, devido a influências internas e externas temos que estar sempre reavaliando nosso posicionamento, de uma forma cuidadosa para que não descaracterize a empresa.

Caso queira saber um pouco mais sobre estratégias de planejamento e como podemos te ajudar a ter a sua e alcançar grandes resultados entre em contato com um de nossos consultores online e retire todas suas dúvidas!

Compartilhar esta postagem