Por que sua empresa não consegue encontrar bons funcionários

Por que sua empresa não consegue encontrar bons funcionários

Não consegue encontrar mão de obra qualificada para sua empresa?

Sua empresa tem uma rotatividade muito alta?

Provavelmente há falhas no processo de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa! Descubra como resolver esse problema, otimizando seu processo seletivo.

É comum ouvirmos que os profissionais são contratados pelo currículo, mas são demitidos pelo comportamento inadequado, que não condiz com a cultura organizacional da empresa ou que não apresentam os resultados que a empresa almeja.

Para evitar que profissionais que não são alinhados ao propósito da sua empresa sejam selecionados, é necessário montar um processo seletivo estruturado, como vamos mostrar nesse conteúdo.  Além disso é importante focar em pontos específicos como por exemplo o que abordar na entrevista de emprego, com o objetivo de minimizar possíveis erros ao selecionar pessoas para os cargos.

O recrutamento e seleção de pessoas, é uma dos processos mais importantes para sua empresa. Porém, quando se fala em seleção de pessoas, não se pode pressupor que você terá à sua disposição alguém que tenha todas as habilidades e pré-requisitos necessários para ocupar a função, para simplesmente escolher. O processo é mais complexo que isso e envolve as seguintes etapas:

DESCRIÇÃO DE CARGOS E TAREFAS

 

Inicialmente você deve se perguntar se há uma análise e descrição de cargos estruturada, que consiste basicamente na descrição das tarefas e atividades abrangendo também conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desempenho de tal função. Com isso o objetivo é aumentar o conhecimento dos colaboradores, com relação à suas tarefas, bem como solucionar problemas como sobrecarga, ociosidade, duplicidade de tarefas e responsabilidades.

“Nem sempre o candidato com o melhor currículo é o mais indicado para ocupar determinado cargo”

Essa etapa é extremamente necessária, pois sabendo as atribuições e responsabilidades do cargo bem como as habilidades que se deve possuir para assumi-lo, o processo fica mais assertivo. Isso por que, avaliar os candidatos a fim de identificar nos mesmos as qualidades mais adequadas para a função, torna possível filtrar os melhores entre todos os candidatos.9

Dificuldades em elaborar a análise e descrição dos cargos da sua empresa? Baixe o E-book e aprenda como elaborar uma análise e descrição de cargos

DEFINIÇÃO DO PERFIL

Quando se tem uma descrição de cargos bem feita, fica mais fácil definir o perfil do candidato procurado. Saber quais habilidades são mais relevantes e quais são irrelevantes para executar determinada função é essencial na hora de escolher um ocupante para o cargo.

COMUNICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Em seguida, a organização deve divulgar a existência da vaga, comunicando que busca candidatos para ocupar a vaga e fazer parte da organização. Atualmente, é possível utilizar uma infinidade de canais para anunciar as vagas de emprego. Porém, é importante definir um canal eficiente que atinja o perfil desejado.

FILTRAR OS CURRÍCULOS

Ao receber os currículos, é necessário realizar uma triagem, pois nem todos são adequados para a vaga. Para não despender tempo com esses candidatos, é importante descartar aqueles que não correspondem ao perfil para o cargo descrito. Selecionando assim, os potenciais candidatos para realizar as entrevistas.

ENTREVISTAS

Principal meio em que as empresas avaliam os candidatos para o cargo, são as entrevistas, que podem ser presencial ou à distância (muitas empresas apostam nas entrevistas online com o objetivo de economizar tempo e dinheiro).

Ao se conduzir uma entrevista de emprego é necessário se preparar, ter conhecimento do currículo do candidato e

ter anotado todos os pontos para posteriormente fazer perguntas que ajudarão a obter informações sobre suas qualidades e habilidades.

Na entrevista é necessário reservar um espaço adequado e livre de distrações para que o candidato se sinta o mais confortável possível. O candidato precisa se sentir à vontade, só assim será possível conhecê-lo melhor. Ao iniciar, é recomendado começar com a introdução de si mesmo e explicar o formato da entrevista.

Para conhecer melhor o profissional e ter uma análise mais completa, pode-se realizar alguns testes, seja de personalidade, dinâmicas em grupo, mapeamento do perfil comportamental e testes psicológicos para ter facilidade em identificar pontos fortes e fracos do candidato.

No decorrer da entrevista ouça atentamente as respostas e tome nota para auxiliar na tomada de decisão posteriormente. É necessário também estar atento às tentativas de desvio nos assuntos abordados, se necessário aprofunde mais nesses momentos, isso trará insumos sobre a personalidade do candidato. Pontos como atitude, comunicação e valores são essenciais para formar uma opinião sobre o candidato. Observe se as respostas são sinceras e aproveite para confirmar habilidades do currículo que possam ter deixado alguma dúvida.


Conclua a entrevista sanando possíveis dúvidas do entrevistado em relação a empresa e cargo. Agradeça o candidato pelo tempo e interesse e informe a data da divulgação do resultado. Em seguida, com os insumos coletados sobre os candidatos, bem como os pontos fortes e fracos, chega a hora de tomar a decisão sobre o mesmo.

ENCERRAMENTO DO PROCESSO SELETIVO

O processo de recrutamento não se finaliza após o melhor candidato ter sido escolhido, é recomendado avisar os outros candidatos que não foram selecionados, passando o feedback dos pontos que foram levados em consideração para a tomada de decisão. Essa atitude demonstra a seriedade da empresa e fortalece a imagem da mesma perante os candidato.

Em relação ao candidato escolhido, é essencial que o mesmo passe por uma fase de treinamento e adaptação. Nesse processo ele estará em contato com a cultura da organização, onde será possível observar se há identificação com a empresa, tendo mais assertividade no potencial desempenho do mesmo.

Concluindo, para que sua empresa tenha um processo de recrutamento e seleção bem-sucedido, é necessário partir de uma análise e descrição dos cargos bem estruturada, com o objetivo de se conhecer as habilidades desejadas nos candidatos. Isso, alinhado a bons profissionais, planejando e conduzindo o processo seletivo, principalmente as entrevistas, fica mais assertivo a escolha do candidato que fará a diferença na sua empresa.

Veja um pouco mais sobre as soluções em gestão de pessoas que oferecemos

Compartilhar esta postagem