Fluxograma de processo: salvando sua empresa

Fluxograma de processo: salvando sua empresa

O Fluxograma de processo é uma ferramenta fundamental para a sua empresa. Inicialmente, os fluxogramas tem por objetivo criar uma representação gráfica ilustrativa da forma como a organização funciona. Ele serve para, além de conhecer, controlar o seu processo produtivo como um todo, dessa forma, a empresa necessita ter os processos bem organizados.

 

“Um Fluxograma de processo vale mais que mil palavras”

 

Um bom fluxograma de processo deve ao mesmo tempo ser completo e também sucinto, ou seja, todos na organização devem conhecer e entender em síntese o processo. Portanto, exige certa atenção na sua construção.

Para elaborar um bom fluxograma, primeiramente, deve-se conhecer todo o processo produtivo da sua empresa, com o objetivo de mapear todas as atividades executadas no processo de produção bem como a sua ordem. Após ter todas as ações do processo de produção mapeadas, finalmente chega a hora de elaborar o fluxograma de processo. O Fluxograma mostra a lógica de um processo, isto é, indica a seqüência em que cada etapa deve ser executada, além disso, enfatiza os passos individuais e suas interconexões. 

As interconexões entre as etapas que determinam uma ordem de execução, são representadas através de setas. Cada representação gráfica em um fluxograma significa uma ação, em que a forma define o que deve ser feito no processo, como podemos ver na imagem a seguir:

 

Fluxogramas de processo permitem:

  • Identificação das falhas processuais;
  • Verificação e aprimoramento do processo;
  • Identificação de possíveis problemas de comunicação;
  • Definição de responsabilidades;
  • Auxílio na tomada de decisão;
  • Identificação de etapas burocratizadas;
  • Detecção da má utilização de recursos;
  • Detecção de retrabalho;
  • Identificação de possíveis prejuízos para organização.

O mapeamento de processo por meio do fluxograma é uma importante estratégia de diagnóstico para projetos de melhoria. Um bom fluxograma é fundamental para que a equipe tenha conhecimento, e assim, consiga compreender como o processo funciona atualmente.

Baixe gratuitamente nosso e-book com guia prático de como fazer um fluxograma.

Como resultado, a fluxogramação permite a identificação de pontos fracos e oportunidade de melhorias em cada fase do processo, afim de corrigir falhas, podendo até otimizar a execução de cada etapa do processo produtivo. Resultando assim, melhoria nos resultados da sua empresa.

Veja um exemplo de um fluxograma de processo em uma pizzaria:

Clique aqui para criar o seu fluxograma por meio da plataforma Canva.

Compartilhar esta postagem