Entenda o crescimento do setor de TI e suas dificuldades

Entenda o crescimento do setor de TI e suas dificuldades

O Brasil vem passando por uma crise econômica desde 2016, o desemprego aumentou, empresas faliram ou reduziram drasticamente os lucros. Essa situação tem levado as organizações a buscar formas de reduzir custos, para aumentar eficiência e facilitar processos, o que impulsiona as empresas do setor de TI. Esse é um ramo que a cada ano cresce mais e está dando um destaque para a cidade de Maringá, como um dos polos desse setor no Brasil.

O crescimento é nítido quando alguns dados mostram que:

• Em 2012 Maringá faturava 90 milhões, para este ano de 2018 o faturamento é mais de 1 bilhão.

• Nos últimos cinco anos, o numero de empresas desenvolvedoras de software em Maringá cresceu 81% superando o índice nacional (42%) conforme pesquisa realizada pelo SEBRAE.

• O número de empregos no mercado de TI na cidade aumentou cerca de 134%.

Um dos motivos desse crescimento é que a cada momento, nos deparamos com novos conceitos e tendências. Somos  surpreendidos com a velocidade em que eles estão ocorrendo e afetando nossas vidas como, por exemplo, a tecnologia que influência todos os setores e meios sociais.

 

Dificuldades? Todos têm!

O setor de TI conta com mais de 4 mil pessoas trabalhando no desenvolvimento de softwares e em todos os demais segmentos ligados à tecnologia da Informação. Mas como em toda empresa há dificuldades e problemas que surgem constantemente, neste setor de TI não seria diferente. É muito comum nesse ramo encontrar problemas como dificuldades em encontrar mão de obra qualificada, já que muitas pessoas em início de carreira desconhecem a importância da área de TI. Dessa forma, torna-se cada vez mais importante a figura de um gestor qualificado para gerir pessoas e conduzir os processos.

 

Não se preocupe, há uma solução!

Para solucionar o problema da falta de mão de obra qualificada, existe a análise e descrição de cargos e funções, que é uma das soluções que irá ajudar sua empresa. Consiste na descrição das tarefas e atividades de um cargo abrangendo conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho de tal função, tendo como objetivo aumentar o conhecimento dos colaboradores com relação à suas tarefas. Além disso, solucionar problemas como sobrecarga, ociosidade e duplicidade de tarefas, envolvendo a elaboração de ferramentas que auxiliam a execução e o acompanhamento das atividades da empresa. Os benefícios são:

  • Conhecimento sobre as atribuições especificas de cada funcionário;
  • Melhor direcionamento de atividades;
  • Maior embasamento para cobranças de todos os colaboradores;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior facilidade para treinamentos de novos funcionários;

 

Portanto, como reconhecer os sintomas da sua empresa?

  • Meus funcionários reclamam constantemente de sobrecarga em suas funções.
  • Alguns se encontram em situação de ociosidade e outros não sabem nem mesmo as atribuições de seus cargos, gerando retrabalho e entregas sem qualidade.
  • Deparo-me frequentemente com conflitos interpessoais e pessoas desmotivadas.
  • Não sei se meus funcionários estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho.

 

Você identificou algum desses sintomas em sua empresa? Baixe aqui o E-book  sobre a Análise e descrição de Cargos e Funções para o setor de TI e aprenda tudo sobre esse tema! Se você precisar de uma análise mais específica fale com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar!

Compartilhar esta postagem