Consultoria e o que todos deveriam saber sobre ela

Consultoria e o que todos deveriam saber sobre ela

Uma grande ajuda para problemas dentro de sua empresa é recorrer à soluções externas, e entre elas a consultoria se destaca. Neste post vamos falar sobre o que é uma consultoria, como funciona e como ela pode salvar a sua empresa.

Afinal, o que é uma consultoria?

Uma consultoria é um tipo de serviço que procura prever e resolver problemas de um cliente, seja uma pessoa ou uma empresa. Seria como um médico tratando uma doença, ou seja, assim como uma pessoa precisa de um doutor para se prevenir de complicações ou resolve-las, empresários precisam de consultorias.

E qual seria a importância de uma consultoria?

Além de “tratar” o seu negócio e preveni-lo de males, o investimento de uma consultoria traz benefícios essenciais para o progresso do mesmo, como por exemplo:

  • Uma visão de fora e imparcial para o seu negócio;
  • Foco em atingir resultados através de processos bem-estruturados;
  • Novas estratégias, para se manter não só relevante, mas também um destaque no mercado;
  • Organização por meio de um processo com começo, meio e fim, com prazos e objetivos claros e bem-estabelecidos;
  • Ela ensina você a lidar com seus problemas, uma vez que os consultores desenvolvem uma solução e entregam o conhecimento ao dono do negócio, para que ele possa aplica-lo e se desenvolver no caminho (diferente de uma assessoria, que realiza todo o processo).

Como funciona uma consultoria

Assim como pessoas não querem ficar doentes, empresas também não querem ficar passando por apertos, então vamos supor que você contrate uma consultoria para a sua empresa. O primeiro passo seria identificar o que está acontecendo (ou prestes à acontecer), logo, um primeiro contato acontece, onde você e um consultor identificam os principais pontos de melhoria do seu negócio.

Em seguida o consultor analisa a problemática e começa a trabalhar na melhor solução, lhe entregando uma proposta feita especialmente para o seu caso. Após fechar a proposta, ele começa a trabalhar em uma ferramenta, um plano de ação, na melhor resposta para o seu problema.

No prazo determinado, o consultor entrega o “remédio” que a sua empresa precisa, seja ele uma ferramenta, um plano de ação e todo o conhecimento para que você se conscientize e resolva a situação no seu empreendimento.

E em quais áreas uma consultoria é útil?

Ao meio de toda essa informação, você se pergunta, aonde eu poderia aplicar isso no meu negócio? E a resposta é muito simples, empresas de consultoria, como a ADECON podem oferecer diversos módulos e soluções empresariais, como:

Vendo que no mercado atual, uma consultoria empresarial é essencial para a sobrevivência, o crescimento, destaque e manutenção do seu negócio, que tal tirar a prova real e ver se realmente você precisa disso? Você pode fazer um diagnóstico online agora mesmo sem nenhum custo! Faça o seu diagnóstico 

Compartilhar esta postagem