Como realizar as contratações temporárias adequadas para esse final de ano? A resposta está nesse conteúdo!

Como realizar as contratações temporárias adequadas para esse final de ano? A resposta está nesse conteúdo!

 

Já pensou chegar ao final do ano e ver às vendas do seu negócio aumentando e o seu lucro se elevando por ter feito as contratações temporárias adequadas, enquanto você estiver em suas férias sem nenhuma preocupação com o seu negócio? Isso para muitos fica apenas nos sonhos, mas que tal colocar algumas coisas em prática e se organizar para que esses sonhos se tornem realidade?

Com a chegada do final do ano, estar com seu negócio organizado já é estar um passo a frente de seus concorrentes! Mas de nada adianta se essa organização não for realizada da forma adequada, sendo necessário se organizar de acordo com o seu planejamento financeiro para determinar os objetivos ou metas que deseja alcançar nesse fim de ano, como também analisar os recursos que você irá necessitar para atingir tais objetivos/metas.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), prevê que o Natal deste ano terá aumento nas vendas, o que eleva a necessidade de ter um maior número de funcionários para garantir as efetivações das vendas. Logo, um dos recursos que você irá necessitar para o alcance das metas de suas vendas é de contratar as pessoas certas para as atividades que exigirem maior mão-de-obra, ou seja, realizar as contratações temporárias mais corretas/adequadas.

 

Quais as vantagens de se fazer contratações temporárias?

 

– Não tem custo adicional como aviso prévio indenizável, ou multa de FGTS;

– Recrutamento e a seleção sem custo, pois não precisam acontecer internamente;

– Possibilidade de conhecer um bom profissional para depois efetivar no futuro;

– Otimização do tempo no período da contratação;

– Maior assertividade em relação aos perfis necessários.

 

Mas então, o que fazer para contratar as pessoas certas?

 

Primeiramente, é importante que o seu negócio possua uma Análise e Descrição de Cargos bem definida. A Descrição de Cargos está relacionada ao processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico, ou seja, as atividades, obrigações e responsabilidades que serão realizadas em determinado cargo.

Ao ter os insumos necessários para analisar cada cargo em relação às qualidades fundamentais que o mesmo exige para que seus ocupantes o desempenhem da maneira adequada, é preciso que sejam determinadas as qualidades fundamentais. Para isso utiliza-se a metodologia do CHA (conhecimento, habilidades e atitudes), a qual compreende tudo o que os cargos de um negócio exigem, para que os serviços sejam realizados com qualidade.

 

Metodologia do CHA

C = Conhecimentos adquiridos em experiências vivenciadas. Exemplo: Conhecimento da concorrência e técnicas de negociação.

H = Capacidade de realizar determinada tarefa, física ou mental. Exemplo: Analisar a concorrência e negociar.

A = Atitudes tomadas diante de situações do cotidiano e das tarefas no dia-a-dia. Exemplo: Participar da concorrência e fazer negociações.

 

Estas atribuições devem estar claramente definidas e atualizadas para que as contratações temporárias sejam realizadas de forma eficiente e eficaz. E para que fique de uma forma mais visual para todos da empresa utiliza-se o organograma, o qual é um diagrama que representa a estrutura formal de uma organização de acordo com os diversos cargos que existem.

O organograma além de facilitar a visualização por todos, permite boa interpretação dos componentes da organização, apresenta as linhas de comunicação existentes, como também é flexível. Há diferentes tipos de organogramas, porém o mais utilizado é o organograma vertical.

 

ORGANOGRAMA VERTICAL

 

 

Através de uma Análise e Descrição de Cargos bem definida e de um organograma bem organizado e visível, o seu negócio apresentará vantagens na hora de fazer as contratações temporárias adequadas ao final do ano, alcançando assim as metas previamente estabelecidas.

Logo, com toda a atenciosidade quanto a um planejamento financeiro bem estruturado, junto às pessoas certas no seu negócio, além de você ter mais tranquilidade e poder tirar suas tão desejadas férias sem preocupações, poderá trazer muita satisfação para seus clientes, resultando em futuras fidelizações.

Se você ainda não se organizou, então não perca mais tempo! Estabeleça o quanto antes o seu planejamento financeiro, prepare sua equipe e você verá seu faturamento deslanchar nesse final de ano!

Compartilhar esta postagem