Como a fluxogramação gerou resultados na otimização de uma empresa

Como a fluxogramação gerou resultados na otimização de uma empresa

Sua empresa enfrenta dificuldades na padronização do processo produtivo?

Foi essa dificuldade que motivou uma empresária do ramo de confecção de jeans a entrar em contato conosco. A falta de padronização no processo produtivo, no caso da empresa, estava relacionada tanto na produção em si como na comunicação da equipe durante esse processo.

Para entender melhor a problemática, o primeiro passo foi conhecer a fundo a empresa, seu setor de atuação e principalmente entender o que a empresária esperava da ADECON. Em seguida foi feito o planejamento das etapas do projeto, como podemos ver a seguir:

O diagnóstico tinha como principal objetivo fazer uma análise dos pontos fortes e oportunidades de melhoria da empresa, com perguntas estratégicas de nossos consultores para a empresária em uma entrevista. A análise realizada na produção, visava especificar os pontos relacionados ao planejamento e controle da produção da empresa.

Após o diagnóstico, foi elaborado um fluxograma para que a gestora tivesse um maior conhecimento e controle do processo produtivo, além de padronizar as atividades.

Qual tal fazer um diagnóstico online e gratuito da sua empresa? Clique aqui e confira!

Ter uma fluxogramação é essencial para uma empresa, pois por meio dela é possível identificar falhas processuais, verificar e aprimorar os processos, definir responsabilidades, detectar a má utilização de recursos e retrabalho, entre outros benefícios.

Na empresa, além desses benefícios, foi possível deixar mais visível as etapas do processo produtivo e padronizar as atividades nas seguintes etapas:

Nessa fase da consultoria, as informações foram levantadas a partir de entrevistas com a empresária, líderes de produção e funcionários, tornando-se possível realizar uma análise triangular da empresa, levantando informações e opiniões dos três níveis estratégicos da organização na produção. Com isso, foi elaborado o fluxograma da produção que tinha como principal objetivo eliminar divergências de opiniões, ao integrar o ponto de vista dos três níveis estratégicos e integrar a visão estratégica e operacional em uma mesma ferramenta.

Além disso, houve a implementação da ferramenta de fluxogramação na empresa, para que a equipe de consultores recolhesse feedbacks e resultados pontuais, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Com isso, foi possível facilitar a etapa de otimização de acordo com a realidade da empresa.

Mas quais foram os resultados para a empresa?

O mapeamento dos setores configurou melhorias no controle da produção e na otimização da mesma, conforme depoimento da empresária:

Segundo a Diretora Executiva da empresa, realmente houve uma melhora na comunicação da empresa, com uma linguagem mais padronizada e processos mais otimizados e controlados, através de uma otimização da linha de comunicação em 27%, otimização da padronização da linguagem em 69% e otimização do controle de processos através do mapeamento, de fato auxiliando na gestão da empresa, resultando em uma satisfação de 93% com o projeto realizado pela ADECON, com resultados que realmente atenderam às suas expectativas.

Agora que você já viu o impacto da padronização dentro de uma empresa, que tal começar nesse momento a superar esse desafio?  No nosso e-book sobre como criar um fluxograma você irá aprender o passo a passo para elaborar o fluxograma dos processos da sua empresa! Ou se você precisar de uma ajudar, entre em contato com um de nossos consultores.

 

 

Compartilhar esta postagem