Blog

Case ADECON – Estratégia de longo prazo

A ADECON, constituída pelos alunos dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas, apresenta em diversos eventos do movimento empresa júnior casesrelacionados às suas práticas. Neste mês, a ADECON esteve presente no EGEJ (Encontro Gaúcho de Empresas Juniores), que ocorreu na cidade de Capão da Canoa – RS. O case teve como tema “A projeção de metas audaciosas: Estratégia de Longo Prazo”. O case abordou o quanto uma estratégia bem estruturada pode aumentar a produtividade, elevar o [...]

2 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do tempo

No primeiro artigo sobre como fatores externos influenciam o momento de compra do consumidor, fizemos uma breve introdução em relação aos fatores externos ou internos. Prosseguindo a série, neste artigo apresentaremos o que pode afetar intrinsecamente o consumidor e influenciar no momento da compra: os chamados fatores situacionais. As duas principais influências situacionais são o tempo e o lugar. A primeira influência situacional é o tempo: quando escasso, clientes tendem a processar menos informações considerando que o tempo é importante para [...]

Você conhece os relatórios do Top of Mind?

O Top of Mind é uma pesquisa realizada pela ADECON bienalmente e vem com a proposta de identificar quais são as empresas mais lembradas e consumidas pela população da cidade de Maringá. Depois do reconhecimento das empresas, realizado em uma cerimônia de premiação, a ADECON dá início à elaboração de relatórios com informações fundamentais para orientar a definição das estratégias de marketing dos empresários maringaenses, como por exemplo o posicionamento da marca, conhecimento do público-alvo, identidade da empresa, investimento [...]

Você sabe quais são os fatores mais influentes da atividade econômica brasileira atualmente?

A Economia é definida como uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos. Diante deste conceito, é possível analisar alguns importantes fatores que se destacam dentro do cenário econômico brasileiro atualmente, como: a inflação, o dólar, a renda per capta e a paridade do poder de compra. Para tratar do assunto inflação, primeiramente é preciso considerar o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que sofreu [...]

A influência do ambiente externo na decisão do consumidor

O conceito de marketing, de uma maneira geral, é um processo composto de elementos que ajudam a compreender o consumidor. Buscando atender suas necessidades e seus desejos a partir do estudo do mercado, do segmento ou do nicho no qual o consumidor está inserido. Nesse sentido, é preciso entender qual o seu público alvo e o comportamento dele e como isso impacta na decisão do consumidor. A decisão do consumidor vem de diversos fatores que estão em constante mudança, os [...]

Pokémon Go: Como um jogo pode impactar no seu negócio

O Jogo “Pokemon Go” pode ser considerado um dos mais populares jogos dos últimos tempos. Em poucas semanas de lançamento, alcançou marcas impressionantes de downloads. Além de não se limitar a idade, o jogo envolve a interação dos usuários não só com o app, mas com lugares e estabelecimentos ao redor deles, tendo em vista que os bichinhos virtuais (Pokémons) ficam localizados em diferentes lugares e os usuários do aplicativo precisam estar no local para capturá-los.  Por isso, as [...]

Aprenda sobre gerenciamento financeiro

O cenário econômico atual exige das empresas melhor controle sobre as movimentações financeiras que esta realiza. A falta de gestão financeira causa sérios problemas para a organização, dentre eles destacamos a falta de capital de giro, que é o dinheiro necessário para a operação da empresa, ou seja, falta dinheiro em caixa para cobrir as contas básicas e as saídas financeiras do mês são maiores que as entradas, fazendo com que o mês seja encerrado no prejuízo. Além disso, [...]

Inflação: como investir?

Inflação, segundo o dicionário, significa aumento de volume; inchação.  Dentro da economia isso significa uma perda no valor monetário frente ao que já valeu. Como exemplo podemos ter em uma economia hipotética a produção de um único bem, como uma cadeira. O produto interno bruto dessa economia seria a cadeira, apenas. Há também a produção de uma unidade monetária representada por essa cadeira. Se o governo (único agente econômico capaz de produzir moeda) produz uma moeda a mais nessa economia, [...]