5 passos para ser Top Of Mind

5 passos para ser Top Of Mind

No dia 5 de outubro será divulgado no Moinho Vermelho Buffet o prêmio Top of Mind
Maringá 2017, evento que nós, da ADECON CONSULTORIA, reconheceremos as empresas mais
lembradas pela população da cidade. Por trás de um reconhecimento tão importante,
encontramos esforços por parte das marcas em todos os sentidos, que fizeram das mesmas,
referências nos segmentos em que atuam. Porém, não basta parar por aí. Os desafios só estão
começando, tanto para essas empresas, como também para aquelas que pretendem chegar a
tal feito nas próximas edições.
O Top of Mind é realizado de dois em dois anos, sendo que a última edição ocorreu em 2015.
Podemos observar diversas mudanças nas premiações de uma edição para a outra. Empresas
mais lembradas nas primeiras edições e que não foram premiadas na última; empresas
que não eram premiadas e que em 2015 foram; e empresas que em todas edições ganharam
troféu do segmento. O que isso significa? Que são necessárias mudanças constantes, traçando
as melhores estratégias, buscando sempre estar na mente do consumidor. Ser Top of Mind é
muito além de apenas ganhar um prêmio… é ter gerado confiança e credibilidade no
consumidor final, por isso, o desafio de todas as empresas, de todos os segmentos, em
buscarem essa premiação é tão importante!
Com intuito de gerar competitividade no mercado, gostaríamos de apresentar alguns passos
que a sua empresa pode estabelecer para ser a mais lembrada pela população de Maringá!

1 – Ser Top Of Mind é conhecer seu público-alvo

Toda empresa precisa ter claro o público no qual quer buscar, e isso talvez seja o primeiro
passo de qualquer tipo de negócio. Contudo, empresas que já estão no mercado precisam se
atualizar constantemente sobre seu público-alvo. Para isso, são necessárias pesquisas, que
podem ser realizadas pela própria empresa ou mesmo por empresas que fazem esse tipo de
serviço. Além de entender os anseios e necessidades do consumidor, é possível conhecer
aspectos de perfil que vão fazer toda diferença na hora de elaborar estratégias de marketing,
como por exemplo saber onde o público que busco está localizado, qual meios de
comunicação utilizam e qual renda possuem.

2 – Ser Top Of Mind é adaptar seus produtos e serviços para o seu público alvo!

Após conhecer seu público-alvo, é importante fazer com que seus produtos e serviços sejam
adequados para ele. Por exemplo: você possui um restaurante e sabe que a qualidade do seu
produto é excelente, contudo sabe também que o principal atributo de compra do seu
consumidor é o preço baixo. Se você colocar seu produto com um preço alto, provavelmente
não irá vender. O mesmo pode acontecer com situações diferentes. Talvez o atributo principal
para o seu cliente seja a qualidade dos produtos e não o preço, então se você focar em deixar
seu produto com preço baixo e deixar a desejar na qualidade dele, possivelmente irá perder
clientes. Por isso, qualquer tipo de empresa precisa estar atenta a esses pontos, verificando se
os atributos que seu público alvo precisa é o que sua empresa oferece a ele.

3 – Ser Top Of Mind é satisfazer e fidelizar clientes

Todos sabem que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. Oferecer diferenciais
ao cliente tornou-se fundamental para sobreviver ao mercado e manter-se no topo. Marcas
Top of Mind não entregam apenas um produto ou serviço que atenda uma necessidade básica,
mas sim geram valor ao cliente. Aspectos como bom atendimento, atenção, carinho,
ambientes confortáveis e outros pontos similares fazem total diferença para satisfazer o
consumidor. É simples: muitos clientes percorrem vários quilômetros ou mesmo pagam um
preço maior para alimentar-se, por basicamente serem melhores atendidos.
Com isso, clientes satisfeitos tornam-se clientes fiéis. Além de lembrarem sempre da sua
marca na hora que precisarem comprar, estarão divulgando para outras pessoas seus produtos
e serviços, de forma positiva, tornando sua marca ainda mais conhecida.

4 – Ser Top Of Mind é comunicar-se corretamente

Outro grande passo a ser dado é ter uma comunicação efetiva com o público no qual se busca.
É necessário divulgar para a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo e da forma certa. Após
realizar o primeiro passo, apresentado por esse texto, que é de atualizar-se sobre o seu
público-alvo, é preciso agir a partir das informações. Se as pessoas que você busca escutam a
rádio X de manhã e leem o jornal Y aos domingos, caso invista na rádio W e publicar no próprio
jornal Y, mas em dias de meio de semana, provavelmente não terá o retorno desejado.
Além disso, é importante ter investimentos contínuos em comunicação, com propagandas que
irão fixar na mente do consumidor, fazendo com que ele se lembre da sua marca sempre que
precisar comprar.

5 – Ser Top Of Mind é conhecer a concorrência!

Conhecer seus concorrentes e levantar pontos fortes e fracos sobre eles são elementos
essenciais para encontrar as melhores estratégias para o seu negócio. Se você tiver
informações sobre o que os seus competidores estão fazendo, poderá encontrar brechas para
atuar e oferecer diferenciais de mercado, além de melhorar seus produtos e serviços para
deixar sua empresa mais competitiva.
Também é necessário saber onde seus concorrentes estão sendo lembrados, qual o perfil das
pessoas que consomem lá e se sua empresa está perdendo clientes para os seus concorrentes.
Fazer esse monitoramento é defender sua fatia de mercado, proteger os relacionamentos que
sua empresa já possuí com os clientes e conquistar novos compradores com campanhas de
marketing certeiras.

 

Acreditamos que essas sejam as principais ações que podem ser construídas por você
para estar entre as empresas mais lembradas de Maringá. O Top of Mind Maringá possui soluções
concretas para ajudar sua empresa a realizar essas ações! Com nossos relatórios, é possível
verificar sua visibilidade na cidade, se o público que pretende buscar é o mesmo que está
lembrando e consumindo na sua empresa e se possui clientes fiéis a sua marca. Também
detalhamos o perfil do seu consumidor em relação a meios de comunicação e o principal,
comparamos todas essas informações com seus principais concorrentes.

Entre em contato conosco através do telefone: (44) 3011-4361

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