Visão empresarial: o que é e como criar

Visão empresarial: o que é e como criar

Um dos grandes pilares da estratégia e do planejamento estratégico, a visão empresarial é essencial para direcionar uma empresa. Neste post, vou te dizer o que é uma visão, tipos de visão e como aplicá-la na prática.

O que é uma Visão empresarial?

A visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da Missão, a Visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto ela pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. É interessante que seu enunciado contenha tanto aspiração como inspiração.

Juntamente com a Missão e os Valores, a Visão compõe um dos grandes pilares da estratégia. Ela busca, entre outras coisas:

 

  • Guiar as atividades da empresa;
  • Inspirar e motivar os colaboradores a alcançar as metas;
  • Direcionar a empresa para seus sonhos e ambições;
  • Ser uma base para a criação de metas e objetivos assertivos.

 

O que é necessário para formar uma Visão?

Primeiramente, para se ter uma Visão empresarial, é necessário que se tenha uma Missão empresarial. Enquanto esta é a razão de ser e uma representação do propósito da empresa, a Visão busca trazer sonhos e objetivos que façam sentido e estejam alinhados com a Missão. Portanto, se você não tem uma Missão bem definida, dificilmente a sua Visão será realmente assertiva e de acordo com o propósito da empresa.

Além disso, é essencial que a visão traga objetivos muito claros para a empresa em um futuro determinado. Deve representar o como a empresa quer crescer, melhorar e aumentar seu impacto no atual período. É válido dizer que enquanto a Missão é algo que continua, a Visão pode ser alterada de acordo com a realidade e os atuais objetivos  da organização.

A Visão pode ser revisada e alterada conforme os ciclos estratégicos da empresa. Se o Visão que um dia fez sentido já não representa tão bem o que a organização almeja, é importante que ela seja alterada para que esteja de acordo com a atualidade.

 

Tipos de Visão

Existem dois tipos principais de Visão empresarial: a mensurável e a inspiracional.

A mensurável geralmente possui alguma métrica que se é possível mensurar. Geralmente, está representada por um aumento em porcentagem em algo relacionado a melhoria ou crescimento em grande escala. Ela se assemelha muito a um objetivo, mas é algo mais geral que abrange os resultados da empresa como um todo. Por exemplo:

  • Aumentar em 30% o Market Share no setor
  • Aumentar o índice de satisfação dos clientes para 98%

 

Já a Visão inspiracional é uma frase que não é composta por nenhuma métrica, mas busca inspirar e motivar as ações da empresa. Embora ela não possa ser mensurada diretamente, é possível que isso seja feito de maneira indireta, destrinchando-a em objetivos e metas que tenham relação direta com a mesma. Isso pode ser feito através da aplicação de ferramentas de gestão estratégica como o BSC (Balanced Scorecard) ou o OKR (Objectives and Key Results).

Alguns exemplos desse tipo de Visão:

Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”
Apple:  “Mudar o mundo através da tecnologia.”
ADECON: “Aumentar o impacto na sociedade e fortalecer a vivência da cultura empreendedora”.

 

O que fazer para que a Visão seja eficaz?

Além de estar alinhada com a Missão da empresa, é essencial que a Visão seja bem difundida entre todos os colaboradores da empresa. Embora seja algo formado e acompanhado pelo núcleo estratégico da empresa, todos os colaboradores devem estar a par sobre o porquê da Visão, e com que intuito ela foi elaborada.

Com esse entendimento, os colaboradores ficam mais a par de seu propósito na empresa, e como seu trabalho pode, mesmo que de maneira indireta, impactar de forma gigantesca nos resultados de longo prazo da empresa.

 

E aí, já tem em mente qual é a Visão da sua empresa para os próximos anos? Lembre-se que de maneira simples, a Visão é apenas uma frase. Cabe ao gestor fazer com que ela seja muito mais do que isso – que seja uma fonte de inspiração, motivação e direcionamento para os sonhos da organização.

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