Quanto a gestão de pessoas impacta nos resultados da empresa

Quanto a gestão de pessoas impacta nos resultados da empresa

 


Diariamente em meio ao convívio com o mercado no meio empresarial, nos deparamos com diversas soluções que visam a otimização de processos, estratégias de vendas, de marketing e planilhas financeiras. Pelo fato dessas soluções serem reais e muitas vezes com resultado, muitas empresas de mercado focam nessa parte comercial e no core business da empresa, mas esquecem de alguns fatores tão importantes quanto e que influenciam diretamente no resultado da empresa. O relacionamento com colaboradores é uma peça fundamental no caminho para a excelência em gestão, e nesse texto veremos a sua importância, problemas comuns enfrentados pelas empresas e soluções concretas, de eficiência e com resultado.

Grande parte das empresas hoje, principalmente pequenas e micros, se esquecem dessa engrenagem de suma importância para a empresa, o RH. Para uma gestão de excelência é essencial que se tenha uma estrutura efetiva de relacionamento com colaboradores, pois empresas são formadas por pessoas, e são essas pessoas que vão influenciar diretamente na qualidade do serviço prestado e na gestão interna. Um bom gestor entende que seu capital humano é o fator decisório para os resultados da sua empresa, consequentemente responsáveis pelo faturamento, por isso, seu papel é proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível, saber cultivar o bom relacionamento entre a empresa e principalmente se importar com as pessoas, pois a felicidade de uma empresa impacta diretamente na produtividade, e consequentemente em seu faturamento.

Uma pesquisa desenvolvida pela administradora e consultora em recursos humanos piauiense Marina Simão, revelou que o salário emocional é mais importante do que a própria remuneração. A pesquisa revelou que 60% dos colaboradores, de um total de 208 entrevistados, consideram que o bom relacionamento com os colegas de trabalho é o mais importante fator no ambiente profissional. Outros pontos como a disposição dos chefes para o desenvolvimento da equipe e a capacidade da empresa entender o lado do colaborador, foram pontos que também se destacaram muito na pesquisa. A pesquisa prova que a felicidade no ambiente de trabalho e produtividade são diretamente proporcionais nas relações dentro de uma empresa, e o papel do gestor é entender que cada colaborador ter seu fator motivador que influenciará na produtividade dos mesmos, seja ele salário, ambiente de trabalho ou relacionamento com os colegas por exemplo.

Outro fator importante que deve ser trabalhado em conjunto com a gestão de pessoas, é a estrutura da empresa, como por exemplo descrição de cargos. Em diversas empresas temos diariamente problemas com relacionamento entre colaboradores pela falta dessa estrutura e gestão eficiente, o caso da descrição de cargos por exemplo é clássico. A empresa não possuir uma descrição de cargos de qualidade é impactar diretamente na produtividade da empresa, pois problemas como falha na comunicação vão sempre acontecer, e essa comunicação que é extremamente importante, ou seja, vai impactar nos resultados que a empresa gera.

Uma consultoria em gestão de pessoas realizada pela ADECON em uma pequena empresa na cidade de Maringá, revelou que a estrutura de RH da empresa estava completamente falha, e esse fator gerava brigas entre funcionários, funcionários ociosos, processos não feitos e um péssimo ambiente de trabalho. A consultoria identificou essas falhas e buscou formular através de metodologias uma nova estrutura para a empresa. O resultado foi rápido, em 1 ano a empresa obteve uma diminuição na rotatividade de 42%, em 2015 o número era de 76 e em 2016 passou a ser 44 pedidos de demissão. Dentre diversos planos de ação, um extremamente simples que qualquer empresa pode fazer foi uma das engrenagens para esse resultado, reuniões de alinhamento, algo fácil e simples que teve um impacto gigantesco na rotatividade da empresa, e consequentemente redução de gastos financeiros. Outro projeto que envolveu ações semelhantes acabaram por retornar a outro empresário, uma redução na rotatividade da empresa em 60%, e consequências como retenção de talentos, investimentos em capacitações para seu corpo empresarial e que juntos guiaram a empresa para conquistas de prêmios de qualidade em gestão, aumento de produtividade em 33% e dentre os demais fatores, crescimento de 10% no faturamento em um ano.

“Ser um bom líder é conseguir resultados por meio das pessoas.”

Vicente Falconi.

Veja também, de forma geral, o quanto um setor de RH, impacta em uma empresa, seja o tamanho que for. Reportagem de Pequenas Empresas & Grandes Negócios:

Assistir reportagem!

 

Vimos por meio desse conteúdo que pessoas podem gerar diversos resultados e de grande impacto para uma empresa. Quer saber o que mais fazer? O que pode dar certo na sua empresa? Como ter resultados por meio de pessoas? Entre em contato conosco para realização de um diagnóstico gratuito, tirar dúvidas por meio de nosso projeto Bate-Papo com CONSULTOR ou aguarde próximos conteúdos em breve.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *