Por que a alta rotatividade de colaboradores prejudica sua empresa?

Por que a alta rotatividade de colaboradores prejudica sua empresa?

Constantes alterações no quadro de funcionários é um problema para muitos empreendedores do Brasil. De acordo com a pesquisa Rotatividade no Mercado de Trabalho , feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), três em cada dez trabalhadores atuam na mesma área por até dois anos e quase metade dos brasileiros – 48% – acredita que as pessoas mudam de trabalho mais do que deveriam.  Mas como a alta rotatividade pode prejudicar o seu negócio?

 

O que é Rotatividade?

A taxa de rotatividade de funcionários é conhecida como Turnover’’ e pode ser caracterizada pelo fluxo de entradas (contratações) e saídas (desligamentos, demissões, remanejamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização.

Todo empreendedor busca ter dentro de sua empresa os melhores talentos que o mercado de trabalho oferece. Porém, quando esses profissionais deixam a empresa um novo processo começa.

Inicialmente, é necessária a contratação, em seguida a capacitação e adaptação de um novo colaborador no ambiente empresarial. Todo esse processo demanda grande esforço do setor de RH de qualquer organização, gerando diversos prejuízos.

 

Afinal, quais são esses prejuízos?

  • Altos custos – Esses custos são provenientes do desligamento do funcionário e também do árduo processo de substituição;
  • Perda de talentos – Com a saída de um colaborador ele leva consigo todo o conhecimento adquirido. Isso faz com que a produtividade diminua até a sua substituição por um profissional competente para realização da tarefa;
  • Perda de credibilidade – A alta rotatividade em uma organização com certeza afeta sua credibilidade. Muitos clientes, sócios e parceiros entendem que tal fato implica em uma queda na qualidade de produtos e serviços executados, questionando a estabilidade de seu negócio;
  • Dificuldade em novas contratações – Cada cargo exige um determinado perfil, sendo um grande desafio, caro e demorado encontrar pessoas com as habilidades necessárias.

 

Como você pode lidar com a alta rotatividade e reter talentos?

Manter um quadro de funcionários estável é necessário para qualquer organização que deseja ter resultados satisfatórios, e este com certeza, é um objetivo de todo empreendedor.

A manutenção de um clima organizacional agradável, o desenvolvimento da comunicação interna e conhecer a fundo seus colaboradores são atitudes necessárias para o sucesso da sua empresa. Isso evita a insatisfação de seus funcionários e auxilia na permanência destes.

Além disso, o desenvolvimento de um plano de carreira se mostra como grande aliado na diminuição da rotatividade e na retenção de talentos. Com isso, você poderá minimizar a rotatividade na sua empresa, e assim, atingir melhores resultados e se consolidar no seu mercado de atuação.

 

Você acredita que a rotatividade pode ser o problema da sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar!

 

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *