Plano de Carreira: como montar em minha empresa

Plano de Carreira: como montar em minha empresa

Um tópico que está muito presente no mundo empresarial nos dias atuais é o Plano de Carreira. Ele consiste em um programa estruturado pela empresa para os seus funcionários e estipula o caminho que cada colaborador vai percorrer dentro da hierarquia de sua organização, quanto tempo vai passar em cada etapa e das competências que se espera dele. Nesse guia, nós iremos te ensinar como estruturar um Plano de Carreira para a sua empresa, enquanto apresentaremos os principais benefícios e a importância do mesmo.

Benefícios e importância

Um Plano de Carreira é de grande importância tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores, pois gera benefícios para ambos! Entenda o porque:

Por um lado, a empresa se beneficia pela sua capacidade de atrair e reter talentos (diminuindo a rotatividade de contratados), tornando-os responsáveis pela satisfação e motivação de seus funcionários. Consequentemente, isso gera melhores rendimentos e lucro, além de evitar despesas com admissões e demissões.

Outras vantagens seriam o alinhamento de objetivos do empresário com o seu staff, uma vez que ambos sabem quais são as metas um do outro e o desenvolvimento de líderes em sua companhia.

Por outro lado, o contratado ganha segurança em sua carreira, uma vez que ele sabe e projeta o seu crescimento pessoal e profissional ao longo de seu tempo na corporação. Isso faz com que se sinta também a preocupação de seus superiores para com o seu melhoramento na empresa.

 

Como criar um Plano de Carreira para a minha empresa?

Comece definindo a estrutura organizacional da sua empresa.

Você deve entender como a sua companhia funciona e quem são os responsáveis pelo seu funcionamento. Algumas perguntas que podem ajudar na hora de fazer isto, são:

  • Quem são seus funcionários?
  • Qual o perfil ideal para cada cargo?
  • O que eles fazem?
  • Quem são seus superiores e quem respondem a eles?

Uma das ferramentas que pode ser utilizada é o organograma, que mostra com facilidade a hierarquia de uma organização.

 

Escute seus funcionários

A elaboração do plano de carreira deve ser um processo de interação e colaboração entre a empresa e seus colaboradores, afim de abranger interesses e necessidades de ambas as partes. Escute quais são as perspectivas e expectativas de carreira para aqueles dentro de seu negócio, e também se atente aos que não desejam ficar por muito tempo e nos motivos que originam esse pensamento. Procure também dar e receber feedbacks constantes entre todos.

Estabeleça metas

 As metas oferecem visões tangíveis aos seus colaboradores, procure torna-las alcançáveis, porém ao mesmo tempo desafiadoras e alinhadas com o futuro da empresa no geral.

Promova revisões periódicas

 Assim como o mundo, a empresa deve mudar e se adaptar ao longo do tempo, para evitar a sua obsolescência, engessamento e a perda de atratividade do seu plano.

Procure desenvolver o seu funcionário

Para o crescimento do seu contratado, toda ajuda é bem-vinda, logo, ofereça a ele a chance de aprender e se desenvolver, seja por meio de cursos, treinamentos, workshops, dinâmicas ou palestras promovidas pela sua companhia.

 

Afinal, você realmente precisa reter talentos na sua empresa?

Você realmente precisa diminuir a rotatividade de contratados na sua empresa? Você quer que seus funcionários sintam segurança e tenham perspectiva de futuro na sua companhia? Você quer que a sua corporação tenha e mantenha atratividade de colaboradores? Se sim, você já sabe o que fazer e como implementar isso hoje em seu negócio, através de nosso simples e prático guia.

 

Você ainda está com dúvida de como fazer? Sim? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas suas duvidas!

 

 

Compartilhar esta postagem