Top of Mind – a importância de ter sua marca lembrada!

Top of Mind – a importância de ter sua marca lembrada!

Com a vasta gama de marcas presentes no mercado de diversos produtos e serviços, são geradas muitas opções de escolha na hora da compra. Porém, é provável que exista uma marca que seja mais lembrada em seu setor. Por exemplo: pense em uma emissora de televisão, uma marca de prestobarba e uma marca de refrigerante. Não vamos citar o nome de nenhuma, mas a chance de termos pensado nas mesmas para cada um desses produtos é enorme. E essa lembrança da marca está diretamente ligada ao comportamento do consumidor – é o conceito conhecido como Top of Mind.

 

O que seria esse conceito?

O Top of Mind consiste em gerar no público uma rápida associação de um produto com a imagem de uma marca, sendo a primeira marca de determinado segmento que é lembrada quando se pensa nele. É literalmente estar no “topo da mente” das pessoas. E essa lembrança é crucial para medir a relevância da sua marca.

É um conceito muito usado no estudo do comportamento do consumidor, sendo um dos pilares do brand awareness.

 

Qual a importância de ser Top of Mind?

O consumidor atual vive um problema que não é a falta de opção, mas de grande variedade. Com tantas promoções à disposição, como ele escolhe qual comprar? A fartura de informação que temos hoje em dia é absurda, isso dificulta a permanência de uma mensagem, publicitária ou não.

Você se recorda apenas das coisas mais significativas e impactantes na sua vida. O que não é do seu interesse ou que não gosta, você apaga, esquece ou tenta esquecer.

Aí entra a importância da lembrança da marca: independente se ela foi lembrada por sua qualidade, por seus esforços de marketing, ou pela sua tradição em determinado local, essa marca tende a ser a primeira opção de compra na mente do consumidor, por ser uma referência pessoal para aquele produto ou serviço. Existe uma relação direta entre a lembrança de uma marca com seu consumo e a lealdade de clientes.

 

Como saber se minha marca é lembrada?

Existem diversas pesquisas que buscam medir a lembrança espontânea das pessoas em relação as marcas de cada segmento. O mais conhecido no Brasil é realizado pelo Datafolha anualmente, sendo publicado pela Folha de S. Paulo e premia as marcas Top of Mind do Brasil em dezenas de segmentos.

Em Maringá, nós, a ADECON, realizamos a pesquisa do Top of Mind medindo a lembrança e lealdade de consumo das marcas e empresas locais.

Fazer com que sua marca seja Top of Mind não é algo fácil – depende tanto da qualidade do seu serviço e produto, quanto de esforços assertivos em Marketing. Mas principalmente, de conhecer o público que você atinge. Você acha que a sua marca tem o suficiente para ser Top of Mind?

 

Para conhecer mais sobre a pesquisa Top of Mind de Maringá, realizada pela ADECON bienalmente, visite nossa página do Top of Mind!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *