Branding: a gestão da marca

Branding: a gestão da marca

Neste post, vou te explicar o que é branding, e alguns conceitos fundamentais para se entender como trabalhá-lo na sua empresa!

Um dos maiores ativos de qualquer empresa, que pode muitas vezes ser ignorado, é a sua marca. Muito mais que um nome ou um logotipo, uma marca é a identidade da empresa, principalmente aos olhos do público. Ela vai além de um produto ou serviço, se tornando algo independente, ainda que possuindo uma conexão. Sendo a marca algo essencial, é necessário que ela seja gerida: é aí que entra o branding.

O Branding é a gestão da sua marca, ou seja, trabalha com tudo o que envolve ela. Para se entender o branding, é necessário o entendimento de alguns fatores, como o que é marca, lembrança de marca e posicionamento de marca.

O que é marca?

Uma marca não significa apenas um produto ou um serviço, mas um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis. Conhecer uma marca significa reconhecer ou recordar uma marca como integrante de uma categoria de produtos.

A marca proporciona um elo entre o consumidor e a empresa. Ela disponibiliza informações que aumentam a eficácia do processo decisório do consumidor. Quanto mais forte o seu branding, maior a chance da sua marca ser considerada para a escolha de o que e onde comprar.

Embora produto e marca sejam coisas diferentes, em muitos casos eles se confundem, dada a formação da percepção do consumidor. Uma estratégia de branding pode tanto fortalecer o elo entre a marca e o produto como também distanciá-los – é importante que você descubra qual faz mais sentido para o seu negócio.

Lembrança de marca

Em termos de nível de conhecimento, uma marca pode integrar um de quatro grupos:

  • Desconhecida, quando uma marca em questão não é conhecida;
  • Reconhecida, quando a marca é conhecida após a realização de estímulos;
  • Lembrada, quando a marca é conhecida sem a necessidade de se realizarem estímulos;
  • Top of Mind, quando a marca é a primeira a ser lembrada quando se pensa naquela categoria.

Um nome é como uma pasta de arquivo na mente de cada pessoa, que pode ser preenchido com fatos, nomes e sentimentos. Um trabalho de branding busca fortalecer positivamente a lembrança da marca, para que ela esteja rumo ao Top of Mind.

Falem bem ou falem mal, desde que falem de mim“? Essa frase não se enquadra em um trabalho de branding. Muito mais do que apenas divulgar a sua marca, o branding preza que ela precisa ser lembrada positivamente.

O efeito de uma lembrança negativa é extremamente poderoso e pode levar muito tempo até que uma empresa consiga conquistar novamente a confiança de alguém que se sentiu insatisfeito ou até prejudicado.

Para que a marca seja lembrada positivamente, é essencial que ela esteja conectada a sensações ou experiências positivas. O tipo de experiência que você entrega é o diferencial da sua marca. É interessante que você procure vincular a experiência que você busca passar à alguns dos desejos universais – desejos que toda pessoa compartilha em certo ponto. Alguns deles são:

  • Ser saudável
  • Ser popular
  • Se sentir empoderado e confiante
  • Ter paz interior
  • Se divertir

Quanto mais você conseguir trabalhar seu branding para transmitir o intangível, mais a sua marca será lembrada. Afinal, é muito mais fácil você se conectar com o desejo de sentir saudável do que com uma salada, não é mesmo? Alguns exemplos de empresas que buscam que o consumidor se conecte com o intangível:

  • A Coca-Cola busca vende a ideia de felicidade, não refrigerantes.
  • A Harley-Davidson vende a ideia de liberdade, não motocicletas.
  • A Havaianas vende a ideia de individualidade e autenticidade, não chinelos.

Percebe como vender uma ideia pode aumentar o valor percebido de um produto? Não é necessariamente pelo amor à motos que você encontra muitas pessoas vestindo uma camiseta da Harley-Davidson, mas sim pelo que a marca representa.

Posicionamento de marca

O posicionamento é um processo criativo de posicionar a marca na mente de consumidores. O branding busca facilitar esse posicionamento utilizando aspectos da comunicação e imagem.

Nesse conceito, os atributos atrelados ao produto e serviço são essenciais. Uma boa estratégia de posicionamento contribui para a obtenção de posição diferenciada, distintiva e de fácil reconhecimento pelos consumidores.

Além disso, um posicionamento claro na mente dos consumidores faz com que você seja facilmente distinguível da sua concorrência.

 

 

Algumas formas comuns de posicionamento:

  • O posicionamento por atributos, quando a marca se posiciona com base na performance de suas características ou propriedades específicas.
  • Posicionamento por benefícios, quando a marca se posiciona oferecendo melhor um certo benefício ou resultado para os clientes.
  • Posicionamento por usuário, quando a marca se apresenta como indicada para determinada categoria/perfil de consumidores.
  • Posicionamento por classe de serviços, quando a marca se posiciona como a melhor em determinada classe/categoria de serviços.
  • Posicionamento por qualidade-preço (relação custo-benefício).

É importante observar onde a sua empresa se posiciona hoje e como ele pretende estar posicionada na frente dos consumidores. Feito isso, é possível você trabalhar o branding da sua empresa para que ela se posicione da maneira que ela deve ser lembrada.

Como fortalecer o meu Branding?

Trabalhar o branding não é algo fácil. Embora o conceito esteja fundamentalmente vinculado ao marketing, todas as áreas da empresa impactam no branding, seja de maneira direta ou indireta.

A linguagem que você utiliza nas redes sociais, os atributos que você frisa na sua proposta de vendas, a qualidade do seu serviço ou produto, e até fatores externos como os seus concorrentes, são fatores a serem analisados e estudados para que você consiga obter vantagem competitiva.

É válido frisar que o branding é um trabalho contínuo, evolutivo e longo. Uma marca forte não é algo que se constrói do dia para a noite, e envolve muita tentativa e erro. Porém, ter uma marca realmente forte, lembrada e bem posicionada na mente do mercado pode ser o ativo mais valioso para uma empresa de qualquer setor.

Quer saber mais sobre como você pode traçar uma estratégia de branding para a sua empresa? Converse com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar!

 

 

Compartilhar esta postagem