Em um mundo cada vez mais digital, o marketing não poderia ficar para trás

Em um mundo cada vez mais digital, o marketing não poderia ficar para trás

Quantas vezes você já comprou algum produto pela internet? Ou até mesmo foi apenas procurar sobre alguma empresa na web ou nas redes sociais?

A internet está cada vez mais inevitável à vida das pessoas. Tornou-se um meio pelo qual os consumidores utilizam para otimizar o processo de compra. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra. No processo de compra tradicional, quase todas as informações que as pessoas poderiam obter sobre os produtos e os serviços que desejavam, estavam nas mãos das empresas. Ou seja, eles tinham que ir até a loja buscar informações sobre o produto ou o serviço. Hoje, esse processo de compra se otimizou, as pessoas costumam procurar os produtos ou serviços na internet, tanto para se informar sobre os preços quanto para procurar opiniões sobre determinado produto.

Isso tudo se deve ao Marketing Digital, que nada mais é do que um conjunto de atividades que uma empresa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e até mesmo reforçar sua marca. O Marketing Digital possui diversas formas de ser aplicados, tais como: Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Redes Sociais, Otimização de Conversão

Por que é importante investir em Marketing Digital?

O diferencial do Marketing Digital é o seu planejamento que consiste na análise da segmentação do público alvo de acordo com objetivo da campanha da empresa. Uma das vantagens é com a quantidade de dados que você obtém que auxiliam a elaboração das campanhas direcionados para seu público-alvo. Com isso, você não desperdiça dinheiro com investimentos desnecessários. Apesar de exigir um valor de investimento, o Marketing Digital pode ser muito mais barato que o Marketing tradicional e trazer uma resposta melhor sobre o ROI (Retorno sobre o investimento).

Algo muito interessante é sua facilidade em mensurar os resultados das ações de marketing. O Google Analytics é uma ferramenta que facilita a análise dos resultados de modo instantâneo. Outra vantagem é a interatividade, a empresa consegue ter uma comunicação mais efetiva com seus consumidores, criando uma confiança do consumidor com a empresa.

Afinal, como o Marketing Digital se encontra no Brasil?

Apesar do Brasil ter passado por anos de crise e ter crescido lentamente, não afetou o crescimento do mercado online brasileiro. Segundo o gerente do Google, Rafael Corrêa, o Brasil possui grande capacidade de crescer nesse meio. De acordo com estudo feito pelo próprio Google juntamente com a consultoria Deloitte, a cada R$1,00 investido em Google AdWords no Brasil, as empresas tiveram retorno entre R$3,40 e R$8,00 estimados.

O crescimento de investimento em meios digitais possui uma expectativa de cerca de R$14,8 bilhões, resultando um aumento de 26% em relação ao ano de 2016. Caso isso ocorra, o investimento em mídia digital será responsável por um por terço do investimento em publicidade do país. O total investido em publicidade em 2016 foi R$44 bilhões e deve subir a R$47 bilhões em 2017.

Tudo isso demonstra que o Marketing Digital está em alta e é uma das principais estratégias para alavancar as vendas e fortalecer a identidade da marca. Um grande exemplo que mostra como o Marketing Digital pode ser o responsável pelo aumento de vendas, é o case de sucesso da Resultados Digitais que relata sobre uma empresa de telecomunicações que comercializa vários planos de internet e serviço de instalação e pronto atendimento: A P4 Telecom. Ela aumentou suas vendas em 150%. Buscando aumentar seus leads qualificados e a conversão de vendas dos planos de internet, a empresa, com ajuda da Agência 2op, decidiu investir em Inbound Marketing.

Esses leads qualificados nada mais é do que aquele usuário que reconhece que possui um problema e busca uma solução. E através do seu conteúdo, encontra seu produto ou serviço que pode soluciona o problema. Ou seja, lead qualificado já possui a intenção de compra. Tudo isso, se encontra no Inbound Marketing, o marketing que possui estratégias que visam atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Diferente do marketing tradicional, no Inbound quem procura a empresa é o cliente.

A P4 criou um blog para começar a divulgar conteúdo para aumentar o tráfego no site e consequentemente, as vendas. A empresa investiu em mídias pagas, landing pages e entre outras ferramentas que o Marketing Digital oferece.

Com apenas dois meses, a P4 obteve um retorno surpreendente. Aumentou em 100% o número de usuários únicos que visitavam o site mensalmente e no terceiro mês o número de leads aumentou em 400%. Para saber mais sobre esse case de sucesso, clique aqui.

Marketing Digital não para por aí! Para saber mais sobre essa tecnologia que está cada vez mais presente nas empresas e para aprender sobre o Inbound Marketing, baixe nosso E-book sobre Marketing Digital, clicando na figura abaixo.

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