Negócio Estratégico: o que é? Você sabe o seu?

Negócio Estratégico: o que é? Você sabe o seu?

Provavelmente, você já leu no nosso blog o que é planejamento estratégico e sua importância e munido desse conhecimento você já sabe o que pode acontecer caso a sua empresa não tenha um. Mas você sabe o que é um negócio estratégico? Sabe que ele não é a mesma coisa do planejamento, mesmo que ambos tenham de andar juntos?

Um negócio estratégico está relacionado ao valor que seu produto ou serviço gera no cliente. Por exemplo, o que uma empresa de produtos de higiene bucal oferece além da pasta de dente, do enxaguante ou do fio dental? Essa empresa oferece saúde bucal! Essa saúde bucal oferecida é o benefício que seu cliente tem através do uso do produto da empresa em questão.

Ainda não está claro?

Vou te dar mais um exemplo: uma empresa de Fast Food, o que ela vende? Aposto que você pensou em um hambúrguer grande e gostoso, com batata e “refri”. Porém, não é a comida que é levada em conta aqui e sim o tempo! O negócio estratégico do Fast Food é o tempo, pensando no seu cliente e no motivo pelo qual ele escolheu comer ali e não em outro estabelecimento, vemos que o benefício que diferencia é a agilidade e praticidade com que o consumidor terá a comida em mãos, pois certamente ele não tem muito tempo.

Com base nestes exemplos, podemos concluir o seguinte: o negócio estratégico é o benefício oferecido ao cliente quando ele compra um produto/serviço que o seu negócio oferece. E ai, você sabe qual o negócio estratégico da sua empresa?

Como definir o negócio estratégico na sua organização?

Definir o negócio estratégico da sua organização não será difícil se você tiver a resposta para duas perguntas:

  1. Quem é o seu cliente?
  2. Qual é o benefício que ele procura?

Fazendo as perguntas acima, você será capaz de analisar o perfil exato do seu cliente e saberá exatamente como se comunicar com ele, além de, é claro, saber qual é o benefício que ele está procurando. A partir disso, as atividades da sua empresa serão capazes de gerar um valor muito maior para o cliente. É importante lembrar que o seu negócio estratégico deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa.

Para terminar, não poderia faltar o nosso exemplo, ADECON: nós somos uma empresa de consultoria empresarial e nosso serviço é a consultoria. O que é nosso negócio estratégico? Solução empresarial, ou seja, soluções para a problemática de cada empresa que atendemos.

E ai, depois dessa leitura, você sabe dizer qual o negócio estratégico da sua empresa? Ainda não?
Entre em contato conosco, nós podemos ajudar!

Compartilhar esta postagem