A importância de um planejamento estratégico para a sua empresa

A importância de um planejamento estratégico para a sua empresa

De acordo com Paulo Valey, consultor da SEBRAE, numa entrevista em 2015, 60% das micro e pequenas empresas fecham por não terem um plano estratégico definido. Ele afirma que essas empresas tem dificuldade de empreender, pois não têm recursos para isso, porém para conseguir financiamentos e investimentos, é necessária a existência de um planejamento estratégico. Além disso, ele salienta que por mais que os empreendedores tenham ideias brilhantes, elas podem não ser viáveis, por isso é necessário uma previsão e um planejamento.

As micro e pequenas empresas têm a vantagem de estarem próximas de seus clientes, o que torna possível a comunicação entre eles e a tomada de atitude rápida e alteram processos facilmente por não terem de enfrentar diversos níveis hierárquicos. Porém o planejamento estratégico é muito pouco utilizado por essas organizações por acharem o método complexo, ou por não conhecerem nenhum tipo de método para adotarem.

Para algumas pessoas o planejamento estratégico é só um papel que contém a visão, a missão e os valores da empresa, colado na parede. Porém ele é muito mais importante que isso:

A falta de planejamento estratégico causa:

– Reações exageradas;

– Antecipação na tomada de decisões;

– Problemas financeiros;

– Falta de previsão das ações dos concorrentes ou do mercado;

– Necessidade de empréstimos bancários com altas taxas de juros;

– Custos mais altos que o necessário;

– Maior sensibilidade à crises econômicas e políticas;

-Falta de crescimento da empresa;

– Falta de posicionamento claro;

– Falência sem saber o real motivo;

– Identificação do problema apenas quando já é tarde para resolver;

– Falta de foco no desenvolvimento, ficando presos nos problemas do dia a dia;

Além disso, o planejamento estratégico lhe proporcionará:

– Maior facilidade e agilidade nas tomadas de decisão;

– Melhor conhecimento dos seus concorrentes;

– Melhor comunicação entre seus funcionários;

– Maior capacitação gerencial até dos funcionários inferiores hierarquicamente;

– Maior motivação e comprometimento dos envolvidos;

– Melhor flexibilidade dos processos;

– Aumento da consciência coletiva e do espírito de equipe;

– Fortalecimento de identidade da empresa.

Sendo assim, para possuir uma empresa saudável e ter controle total de tudo é necessário aderir um planejamento estratégico. Você poderá definir o futuro da sua empresa e operá-la com tranquilidade mesmo nos momentos de crises e dificuldades.

O Planejamento Estratégico do Google

O Google, por exemplo, aderiu uma ferramenta de Planejamento Estratégico chamada OKR, em 1999, o ano seguinte à sua fundação, que possuía apenas 40 funcionários. Essa ferramenta auxiliou o seu crescimento, tornando-a o que ela é hoje.

A empresa ainda utiliza esse método, possuindo 60 mil funcionários em 50 países diferentes. Sendo assim é possível notar que independentemente do tamanho da instituição a metodologia OKR pode ser implementada. No Google elaboram-se metas trimestrais e anuais por todas as equipes, gerentes e funcionários buscando sempre mantê-la no caminho certo.

Agora você sente necessidade de fazer um planejamento estratégico?

Você vê como isso pode te ajudar a desenvolver a sua empresa?

Aqui estão algumas ferramentas que você poderá utilizar para elaborar o seu planejamento estratégico:

Metodologias de Planejamento Estratégico

Algumas metodologias utilizadas para a elaboração de Planejamento Estratégico são: OKR, BSC, GPD, VBM, PDCA, KPI, KRI, entre outras. Basta estudar cada uma delas e escolher a mais apropriada à sua empresa.

 

Veja com mais detalhes a definição do método de Planejamento Estratégico OKR, e como elabora-lo, através do E-book:  

 

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