Está pensando em empreender? Veja como 2018 pode ser o ano para você realizar esse sonho!

Está pensando em empreender? Veja como 2018 pode ser o ano para você realizar esse sonho!

Todos nós sentimos no bolso o período de queda e recessão pelo qual passamos nos últimos anos. A boa notícia para esse ano, é a previsão de um cenário mais otimista em relação a economia brasileira.

Estamos em um período muito mais favorável para quem sonha em empreender!

Em 2018, espera-se que o PIB cresça 2,7%, e que a inflação fique em torno de 3,96%, segundo dados divulgados pelo Banco Central.

Esses números se devem principalmente ao aumento do consumo das famílias. Outros fatores relevantes são diminuição das taxas de juros e aos investimentos que voltaram a crescer nesses últimos anos.

Se espera um bom ano para a agricultura, o que possibilita uma diminuição nos custos da alimentação. Isso gera um aumento no consumo e possibilita que a inflação esteja dentro de um patamar tranquilo para a economia.

Mas como essas informações são úteis para quem quer empreender?

Este pode ser o momento certo para você tirar aquelas suas antigas ideias do papel e investir na sua própria empresa!

Com uma inflação mais controlada, a previsão é de que a taxa Selic decresça. Isso favorece a renegociação das dívidas e um retorno maior em investimentos em áreas produtivas, o que indica ser mais vantajoso um investimento em um negócio próprio. Isso tudo, aliado ao aumento no poder de compra das pessoas se mostra um cenário muito propício para investir no seu sonho.

Apesar de haver uma especulação em relação a possíveis riscos de instabilidade decorrentes de fatores políticos e reformas econômicas, há grandes chances de finalmente pensarmos em uma melhora da nossa economia.

Você ainda está receoso de apostar em um empreendimento?

Para você que ainda se encontra receoso, é sempre válido:

  • ter um planejamento dos gastos iniciais;
  • conhecer o quanto você pode investir e qual será o retorno;
  • compreender melhor os desejos do seu público alvo;
  • entender quais as práticas dos seus concorrentes.

Assim é possível amenizar os riscos e fazer com que seu negócio obtenha sucesso, superando qualquer possível instabilidade.

Mas e agora, você sabe no que pode investir?

Pensar em um negócio que seja um diferencial no mercado, pensar nas reais necessidades do seu público alvo, oferecer um produto de acordo com elas… Todos são uma boa forma de se fazer frente aos concorrentes já estabelecidos no mercado e possibilitar que o seu novo negócio obtenha êxito.

A seguir selecionamos algumas tendências de negócios para o ano de 2018:

 

Sustentabilidade

Preocupar-se com a sustentabilidade e a oferta de produtos sustentáveis é uma boa opção para quem se está pensando em investir. Tanto as empresas como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a exploração de recursos naturais e a origem dos recursos que consomem. O consumo consciente e ético está sendo uma preocupação para os consumidores.

Há exemplos de empresas que estão produzindo energia e alugando-a à grandes redes e empresas que oferecem alugueis de carros de assinatura mensal. Existem até mesmo empresas que oferecem alimentos feitos a partir do reaproveitamento e da compra de insumos de pequenos produtores.

 

Alimentação saudável

Um outro mercado que promete crescer após alguns anos de queda, é o de alimentos. Investir em opções orgânicas, saudáveis e adequadas para pessoas que possuem restrições alimentares pode ser um bom negócio para se investir neste ano.

 

Ensino à distância

A formação a distância também é uma boa opção de negócio. Isso é feito através da oferta de cursos profissionalizantes, treinamentos e cursos de idiomas. Essa tendência surgeda constante procura das pessoas em se aperfeiçoarem, educarem-se para estarem preparadas para o mercado de trabalho. Atrelado a isso, vem a necessidade poupar tempo e com a possibilidade de estudarem no conforto de sua casa, no seu tempo livre, a educação a distância tem se mostrado uma ótima alternativa.

 

Investir em experiência

Uma outra tendência para empreender é por meio da oferta de produtos ou serviços que oferecem uma experiência única ao consumidor. Com tantas possibilidades no mercado, as pessoas têm buscados opções que lhe tragam um diferencial. Opções customizadas, humanizadas e criativas tem chamado a atenção dos consumidores.

Levando isso em consideração, é importante que você saiba muito bem qual o potencial de mercado do seu negócio, analise quais serão os possíveis riscos e principalmente: não desista de fazê-lo dar certo!

Para você que sonha em empreender mas precisa de uma ajuda, confira mais informações em nosso E-book sobre Plano de Negócios!

Compartilhar esta postagem