Missão: O que é e como fazer na sua empresa

Missão: O que é e como fazer na sua empresa

É estranho pensar que atualmente muitas empresas ainda não têm definido a missão dentro delas e que algumas pessoas não sabem nem do que se trata essa palavra. Neste post, vou te mostrar o que é e como fazer uma missão para a sua empresa.

Para que serve uma Missão?

A missão, junto com a visão e os valores, faz parte do “pensamento estratégico” de uma empresa e em conjunto compõem a identidade da mesma. Ou seja, a missão é de extrema importância porque ela direciona donos, funcionários, stakeholders, colaboradores e apoiadores a desempenharem um trabalho mais efetivo para o alcance dos resultados.

Hoje, para um negócio ser mais competitivo é necessário que exista um propósito dentro da empresa que seja visível para todos. A missão nada mais é do uma maneira de ilustrar esse propósito, que é a razão da sua empresa existir.

Segundo Chiavenato, 2005, a missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica.

Resumindo então, missão é a essência, direcionamento e o motivo pelo qual a empresa existe/deve existir.

Exemplos de Missão

Missão da Ford: “Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.”

Missão do HSBC: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.”

Missão da ADECON:Ser uma Empresa Júnior que proporciona diferencial na formação pessoal e profissional, por meio da gestão interna aliada ao desenvolvimento de soluções empresariais”.

A ADECON têm sua missão bem definida e preza muito para que tanto os membros quanto os clientes, apoiadores, colaboradores tenham ela sempre em mente e que saibam o quão importante é.

Não só na ADECON mas em qualquer empresa, é importante pensar que todas as atividades da organização precisam estar alinhadas com a missão. Porque é preciso ter muito cuidado para que não fuja do foco e do propósito e que não fique incoerente com que a empresa estabeleceu.

Para que fique mais claro de entender, usando como exemplo a ADECON, um dos nossos maiores propósitos estabelecidos na missão é de desenvolver pessoas. Levando isso em consideração, se a ADECON pagasse salário, fugiria do propósito porque talvez as pessoas trabalhariam apenas para ganhar e não para se desenvolver como pessoa e como profissional.

Como elaborar a Missão do meu negócio?

Para começar são necessárias fazer algumas perguntas para que alguns objetivos sejam esclarecidos, como:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem a empresa faz?
  • Qual é a sua função no mercado?
  • Como pretende se posicionar no mercado?

É importante pensar que, durante a formulação, a missão precisa ser uma frase curta mas que esclareça o propósito da empresa existir. É preciso também que seja duradoura, porque a missão é a essência do seu negócio, e essência não é algo que se altera frequentemente.

Após responder essas questões e analisar, é possível obter dados para que a empresa possa se guiar e também formular a missão de uma boa maneira, que fique claro para todos.

Vale ressaltar também que deve ser uma frase inspiradora, para que, principalmente, os funcionários possam se guiar na empresa com seus afazeres.

Para finalizar, antes de elaborar uma missão o mais importante é ter bem definido qual é o propósito da empresa existir, pensar quem a empresa quer alcançar, onde quer atuar e também como vai fazer isso.

Se você quer saber mais sobre como a ADECON usa a missão ou entendeu a importância de tê-la na sua empresa e quer aplicar na sua empresa, entre em contato com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajudar você.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *