Como está a organização do seu negócio para o NATAL?

Como está a organização do seu negócio para o NATAL?

Nesse período do ano a palavra NATAL começa a aparecer cada vez com mais frequência no dia a dia de todos, mas afinal, o que lhe vem à mente quando ouve está palavra? Talvez, lotações em lojas, aumento de vendas, melhores descontos e elevação de seu faturamento? Considerando esses itens, como você se organiza diante dessa data comemorativa?

De acordo com o G1, para este final de ano o poder de compra tende a elevar, o que leva as pessoas a consumirem mais. Porém na contramão, está o aumento da inflação, ou seja, poderá gerar redução no volume de compras e até mesmo substituição por outras categorias de produto. É possível que agora você esteja se perguntando “terei prejuízos neste final de ano?”, a resposta só depende da sua organização quanto a isso.

É importante sempre estar acompanhando a economia tanto regional, nacional quanto mundial, pois os preços de muitos produtos variam de acordo com elas. Caso você não acompanhe esses preços, pode acabar tendo prejuízos em seu negócio. Nesse contexto o controle financeiro é um fator muito importante, pois ter uma precificação  adequada de seus produtos/serviços, controle de gastos, e análise de suas contas auxilia para que fatores externos como a inflação não interfiram na lucratividade da sua empresa.

Ainda tratando das finanças do seu negócio, no final de ano, o que geralmente torna-se ainda mais um fator decisivo na compra do consumidor são as promoções de Natal. Muitos até encontram o que desejam em sua loja, por exemplo, mas se no concorrente as promoções estiverem despertando mais a atenção, não tenha dúvidas de que ele irá comprar lá. Por isso, como já dito, atente-se quanto às precificações certas, pois serão a partir delas que você conseguirá saber até qual valor poderá dar o desconto adequado sem correr o risco de ter perdas.

Vamos supor então, que você já organizou a parte financeira do seu negócio, já está com os preços de seus produtos e com as promoções adequadas, sendo até invejáveis pela concorrência. Com isso acabe por atrair uma quantidade grande de pessoas, formando aquela multidão em sua loja, se vendo obrigado a contratar mais funcionários para atender a todos os clientes da melhor forma possível, não perdendo nenhuma compra. Mas o que é necessário fazer para contratar as pessoas ideais para cada cargo, como também a quantidade correta?

Todo negócio deve possuir seus cargos bem definidos, de forma que sejam claras as competências e habilidades que cada pessoa deva ter para exercer as funções que o cargo exige. Portanto, possuir análises e descrições de cargos é essencial para o seu negócio, uma vez que, no caso mencionado, você conseguiria contratar as pessoas ideais, otimizando tempo ao analisar cada uma, como também contrataria de forma mais eficaz.

Você acredita que o seu negócio está organizado e pronto para as vendas de Natal, até que sua mulher o lembra daquela viagem que vocês haviam combinado no começo do ano, mas você não pode deixar a empresa a qual depende da sua presença para o bom funcionamento e ir viajar. O que fazer então?

É preciso mapear e fazer fluxogramas dos processos de sua empresa, para que você e principalmente as pessoas que realizam cada processo saibam a forma correta de serem realizados. Através do mapeamento e dos fluxogramas de cada processo, a empresa andará por suas próprias pernas não dependendo mais de você para verificar se cada tarefa foi realizada da maneira certa, resultando assim em qualidade nos processos o que faz que a empresa rode mais rápido, tenha mais lucratividade e permita que você tire suas férias tranquilamente.

Essa e todas as soluções propostas são realizadas pela ADECON! Nós realizamos soluções empresariais com o intuito de ajudar cada vez mais aos empresários e o desenvolvimento de toda a sociedade. E você, já está preparado e organizado para esse final de ano?

Para saber um pouco mais como as coisas podem e devem ser na sua empresa, acompanhe em nossa página no Facebook e em nosso Blog conteúdos nesse final de ano que irão auxiliá-lo nessa época corrida.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *