Como atrair o cliente no final e ainda fidelizá-lo para o ano seguinte.

Como atrair o cliente no final e ainda fidelizá-lo para o ano seguinte.

A época mais esperada do ano, principalmente para os empresários, está chegando, o Natal. E junto com ele vem o aumento das vendas, da procura por presentes e consequentemente da concorrência. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicou que o crescimento nas vendas em 2017 passará de 0,4% em relação ao ano anterior, no entanto com a crise econômica as pessoas acabam selecionando mais suas compras e até mesmo diminuindo-as. Para isso é preciso saber como atrair o cliente e ainda conseguir fidelizar o mesmo para o ano seguinte, seguindo esses 6 passos.

  • Facilite a compra

No final de ano o consumidor tende a parcelar a compra em várias prestações e optar por itens de preço mais baixo. Empresas que não trabalham com parcelamento, devem considerar uma mudança nesse período, para facilitar a tomada de decisão de compra de potenciais clientes. No entanto todas as estratégias devem ser planejadas antes com cuidado para não trazerem prejuízos em vez de lucro, pois as divisões do pagamento em muitas parcelas podem afetar negativamente o capital de giro e obrigar a empresa a buscar um empréstimo ou financiamento que pode acarretar em dívida.

  • Realize promoções inteligentes e precifique seu produto de maneira certa

Em época de Natal é muito comum que as empresas realizem promoções para atrair mais clientes, no entanto você tem que saber como dar descontos em seu produto e precifica-los da maneira correta para que isso não te cause prejuízo invés de dar lucros. Além disso fique atento para não colocar tudo de uma só vez em promoção. Faça um revezamento entre os produtos que estão em destaque, para que o cliente tenha a sensação de que sempre há novas opções com desconto.

  • Invista na divulgação do seu produto nas redes sociais

O principal meio de comunicação atualmente são as redes sociais, fazer a divulgação do seu produto por meio delas fará com que você tenha mais alcance para atingir potenciais clientes. Nesse final de ano você pode, por exemplo, fazer sorteios de alguns produtos, pois isso atrai a atenção das pessoas, além de que as pessoas compartilhando a publicação do sorteio fará com que mais pessoas sejam alcançadas e assim seu produto será mais conhecido.

  • Tenha um bom atendimento

Com um aumento nas vendas no final de ano é preciso ter funcionários preparados para dias com maior movimentação e também se necessário a contratação de funcionários temporários. Para isso os funcionários devem ser treinados para conhecer bem as especificidades de cada produto e serviço ofertado pela empresa, pois trabalhadores treinados sabem oferecer produtos e convencer clientes da qualidade dos mesmos. Além disso os funcionários devem saber corretamente qual a sua função e o que deve fazer nela, para isso deve-se fazer a análise e descrição dos cargos.

  • Invista em estratégia de pós-venda

Pesquisas de satisfação são excelentes formas de fidelizar o cliente, como explica o empresário. Permita que seu cliente converse com a empresa e exponha a opinião dele sobre qualquer assunto. Esse tipo de acolhimento e de possibilidade de participação é fundamental para o processo de fidelização, pois, quando o consumidor sente que é ouvido, cria-se uma empatia quase instantânea que favorece o retorno dele à empresa. Além de que isso não apenas resulta em elogios que geram um sentimento de reciprocidade no cliente, como também permite melhorar com base nas críticas.

  • Não force a venda

Nunca empurre um produto para um cliente ou use argumentos inverídicos para fazê-lo fechar a venda. Quando esse tipo de situação acontece, há grandes chances de o consumidor se arrepender logo após a compra, o que impedirá ele de voltar à loja mais vezes. Para fidelizar um cliente, você não precisa necessariamente realizar uma venda, mas sim ser receptivo e estar disposto a ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o que é buscado.

Seguindo essas dicas você conseguirá atrair mais clientes para a sua empresa e ainda fazer com que eles fiquem fieis a ela.

Para mais informações ou dúvidas entre em contato conosco: (44) 3011-4361

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