Blog

Como as diferentes gerações se comportam dentro das empresas

As empresas estão em constante mudança e desenvolvimento. Mas sabe o que também muda dentro delas? O comportamento das pessoas. Com o passar dos anos vão surgindo novas gerações e elas passam a fazer parte das organizações, por isso é importante entender como acontece com cada uma. Nesse aspecto, é visto que atualmente uma grande parte dos cargos é ocupada pela geração Y, que abrange pessoas com idade entre 20 e 30 anos. Vale ressaltar que as relações entre empregado [...]

A importância de uma boa gestão

Uma boa gestão estratégica, sem dúvida, é um grande passo para que sua empresa consiga manter a estabilidade no mercado e assim crescer gradativamente. Por não haver uma gestão estruturada, a maioria das empresas que crescem rapidamente, acabam quebrando. Segundo um levantamento do Serasa Experian, sobre falências e recuperações, em 2012 cerca de 975 instituições entraram com pedido de falência no Brasil; já em 2015 foram realizados 1783 pedidos, sendo 923 de micro e pequenas empresas e a maioria [...]

Entenda a Geração de Conteúdo

Quando a sociedade diz respeito ao fato que a humanidade produz muito conhecimento, é, de fato, algo completamente verdadeiro. Mas, podemos nos perguntar por qual motivo geramos tantos assuntos, notícias, mídias, informações e qual a qualidade desse bombardeio informativo humanitário. Quando levamos esses pontos em consideração, percebemos que há ainda vários nichos deficitários inclusos no mercado e que a geração de conteúdo empreendedora pode sanar e instigar os empreendedores, estudantes e analistas a buscar mais conhecimento para a resolução de [...]

3 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do lugar

No artigo anterior tratamos como o tempo influencia o consumidor na hora da compra. Foi abordado como a hora do dia, a estação do ano ou o tempo da música afetam o cliente intrinsecamente. Nesse, levantaremos fatores do ambiente de uma empresa que podem agir no cliente afetando seu comportamento. Há diferentes fatores no ambiente que podem afetar o consumidor, um exemplo pode ser a cor. Muitos empresários já estão cientes de que as cores têm um impacto psicológico diferente [...]

Case ADECON – Estratégia de longo prazo

A ADECON, constituída pelos alunos dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas, apresenta em diversos eventos do movimento empresa júnior casesrelacionados às suas práticas. Neste mês, a ADECON esteve presente no EGEJ (Encontro Gaúcho de Empresas Juniores), que ocorreu na cidade de Capão da Canoa – RS. O case teve como tema “A projeção de metas audaciosas: Estratégia de Longo Prazo”. O case abordou o quanto uma estratégia bem estruturada pode aumentar a produtividade, elevar o [...]

2 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do tempo

No primeiro artigo sobre como fatores externos influenciam o momento de compra do consumidor, fizemos uma breve introdução em relação aos fatores externos ou internos. Prosseguindo a série, neste artigo apresentaremos o que pode afetar intrinsecamente o consumidor e influenciar no momento da compra: os chamados fatores situacionais. As duas principais influências situacionais são o tempo e o lugar. A primeira influência situacional é o tempo: quando escasso, clientes tendem a processar menos informações considerando que o tempo é importante para [...]

Você conhece os relatórios do Top of Mind?

O Top of Mind é uma pesquisa realizada pela ADECON bienalmente e vem com a proposta de identificar quais são as empresas mais lembradas e consumidas pela população da cidade de Maringá. Depois do reconhecimento das empresas, realizado em uma cerimônia de premiação, a ADECON dá início à elaboração de relatórios com informações fundamentais para orientar a definição das estratégias de marketing dos empresários maringaenses, como por exemplo o posicionamento da marca, conhecimento do público-alvo, identidade da empresa, investimento [...]

Você sabe quais são os fatores mais influentes da atividade econômica brasileira atualmente?

A Economia é definida como uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos. Diante deste conceito, é possível analisar alguns importantes fatores que se destacam dentro do cenário econômico brasileiro atualmente, como: a inflação, o dólar, a renda per capta e a paridade do poder de compra. Para tratar do assunto inflação, primeiramente é preciso considerar o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que sofreu [...]

A influência do ambiente externo na decisão do consumidor

O conceito de marketing, de uma maneira geral, é um processo composto de elementos que ajudam a compreender o consumidor. Buscando atender suas necessidades e seus desejos a partir do estudo do mercado, do segmento ou do nicho no qual o consumidor está inserido. Nesse sentido, é preciso entender qual o seu público alvo e o comportamento dele e como isso impacta na decisão do consumidor. A decisão do consumidor vem de diversos fatores que estão em constante mudança, os [...]

Pokémon Go: Como um jogo pode impactar no seu negócio

O Jogo “Pokemon Go” pode ser considerado um dos mais populares jogos dos últimos tempos. Em poucas semanas de lançamento, alcançou marcas impressionantes de downloads. Além de não se limitar a idade, o jogo envolve a interação dos usuários não só com o app, mas com lugares e estabelecimentos ao redor deles, tendo em vista que os bichinhos virtuais (Pokémons) ficam localizados em diferentes lugares e os usuários do aplicativo precisam estar no local para capturá-los.  Por isso, as [...]