3 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do lugar

3 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do lugar

No artigo anterior tratamos como o tempo influencia o consumidor na hora da compra. Foi abordado como a hora do dia, a estação do ano ou o tempo da música afetam o cliente intrinsecamente. Nesse, levantaremos fatores do ambiente de uma empresa que podem agir no cliente afetando seu comportamento.
Há diferentes fatores no ambiente que podem afetar o consumidor, um exemplo pode ser a cor. Muitos empresários já estão cientes de que as cores têm um impacto psicológico diferente para os consumidores. Ao longo do tempo temos sido programados para fazer certas neuroassociações com as cores e o impacto dessas influências é sutil, mas é eficaz e vale a pena implementar. Por exemplo, a cor vermelha é conhecida internacionalmente como a cor da compra e, quando utilizada em pequenas quantidades, é a melhor cor para estimular as vendas. No entanto, quando usada em grandes quantidades, pode afastar os clientes mais sutis.
O cheiro também influência na hora da compra, ele pode ser usado tanto para atrair o consumidor, quanto para incentivar o poder de compra, sendo assim algumas empresas usam aromas ao seu favor. Por exemplo, a Nike pagou por um estudo sobre a reação do consumidor em relação a diferentes cheiros e com essa pesquisa concluiu que a maioria das pessoas compram mais tênis (pagando até mais caro) se a loja tem aroma de flores.
A multidão também afeta os clientes na hora da compra. Quando muitas pessoas estão no mesmo estabelecimento o consumidor se sente confinado e infeliz, fazendo com fique menos tempo na loja ou tome decisões precipitadas na escolha do produto. Por fim, os displays de ponto-de-venda, que são materiais de marketing ou publicidade, são colocados ao lado da mercadoria para deixá-las mais visíveis aos clientes. Esses itens são geralmente localizados na área de check-out ou em outro local onde é feita a decisão de compra.
Todos esses são fatores do ambiente que atingem o consumidor instintivamente, assim como o tempo. Apresentado esses dois principais pontos concluímos nossa série sobre o neuromarketing, na qual mostramos como os clientes são afetados inconscientemente por meio de fatores simples e muitas vezes imperceptíveis, desde o cheiro à estação do ano.

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