2 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do tempo

2 – Como o poder de decisão do consumidor é influenciado pelo ambiente externo- Influência do tempo

No primeiro artigo sobre como fatores externos influenciam o momento de compra do consumidor, fizemos uma breve introdução em relação aos fatores externos ou internos. Prosseguindo a série, neste artigo apresentaremos o que pode afetar intrinsecamente o consumidor e influenciar no momento da compra: os chamados fatores situacionais.

As duas principais influências situacionais são o tempo e o lugar.

A primeira influência situacional é o tempo: quando escasso, clientes tendem a processar menos informações considerando que o tempo é importante para a resolução de problemas. Clientes com pressa são propensos a escolher os mais conhecidos (e, geralmente, de maior custo), porque lhes falta tempo para considerar as alternativas. A escolha pelo produto mais barato pode causar arrependimento (dissonância cognitiva).

Os consumidores são afetados pela mudança das estações, não apenas de acordo com as necessidades de produtos, como casacos no inverno e protetor solar no verão, mas também pela quantidade de luz do dia. A duração do período de compras é alterada devido à redução da quantidade de luz no inverno, em que os consumidores procuram fazer compras no início do dia e tendem a comprar mais produtos de conforto, porém tendem a gastar mais dinheiro no verão.

Podemos relacionar ao tempo, o estilo musical ou a velocidade da música. O ambiente com música de fundo com melodias mais rápidas e com um volume mais alto faz com que clientes sejam mais rápidos em suas compras. Se o ambiente tem uma música de fundo com melodia lenta, os consumidores ficam mais calmos, tornando o período de compras maior e propício para que comprem mais.

Estas são situações relacionadas ao tempo que afetam o consumidor durante a compra. No próximo artigo sobre neuromarketing, abordaremos sobre como o lugar pode afetar no momento de compra do consumidor. Serão apresentados fatores como cheiro, cor e quantidade de pessoas.

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