10 aplicativos para ajudar no controle financeiro de sua empresa

10 aplicativos para ajudar no controle financeiro de sua empresa

A cada ano que passa, a tecnologia está mais presente na vida das pessoas. Tanto no seu ambiente de trabalho, quanto na sua vida pessoal. Torna-se assim, uma era tecnológica, na qual estar sempre conectado é indispensável.

Para o meio empresarial, a tecnologia tem ajudado bastante para gerenciar um negócio. Sabe-se que para manter tudo devidamente registrado, organizada e atualizada uma empresa, é uma tarefa árdua. Pois qualquer desorganização, perda de comprovante, falta de dados em fluxos de caixas, atraso de pagamentos, gera muitos problemas. Por tanto, é essencial aproveitar toda a facilidade que a tecnologia oferece.

Entre as várias vantagens que a tecnologia proporciona, uma das mais impactantes dos últimos anos é a inovação trazida pelos aplicativos para smartphones e outros dispositivos. O smartphone em si, facilitou a vida dos empresários em diferentes funções, desde agendas digitais, abrir e editar documentos, enviar arquivos, organizar projetos, realizar pesquisas até controlar as finanças.

Mas como você poderá fazer tudo isso pelo smartphone?

Com a criação de aplicativos na área financeira, você poderá otimizar a gestão do seu negócio e evitar erros e retrabalhos. Um bom aplicativo possui a capacidade de fazer com que você gira diferentes relatórios da atual situação financeira de sua empresa, mantenha em dia seus pagamentos além de te proporcionar uma praticidade e acessibilidade durante seu trabalho.

Esse conteúdo não é apenas uma lista de softwares financeiros para você utilizar na sua empresa, mas sim aplicativos que vão fazer a diferença, pois não elaboramos uma lista igual as várias que existem na internet, e sim, selecionamos os aplicativos que possuem seus diferenciais.

Vamos conhecer alguns?

1) Cake

Cake é um sistema de gestão para micro e pequenas empresas que pode facilitar no seu dia a dia o controle de toda gestão de sua empresa de forma simples e inteligente. Com ele você tem controle de suas vendas, compras, estoque e financeiro. Na parte de gestão financeira possui as opções de controlar todas as movimentações, importar extrato bancário para integrar com as contas bancárias, consultar os lançamentos por vendas e permite controlar todas contas a pagar e os recebimentos.

Além dessas funcionalidades, o Cake de fornece relatórios e gráficos para melhor entendimento da situação de sua empresa e emite notais ficais eletrônicas facilmente. Porém o sistema não é gratuito, possui quatro tipos de planos mensais: mini cake (R$ 19,90), cupcake (R$ 64,90), cake top (R$ 114,90) e cake boss (R$ 199,90).

Seu grande diferencial é para empresários que possuem várias lojas e não sabe como administrar todas. Pensado nisso, os desenvolvedores do sistema, desenvolveram a versão Cake+, um sistema voltado à gestão de rede de lojas. O sistema te garante toda a eficiência e centralização de todas as informações essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.

→ Disponível apenas para web.

Prós: Ótima interface, bons gráficos e várias funcionalidades

Contras: não possui aplicativos para smartphones e não possui nenhuma versão gratuita

2) Qipu

Qipu é um aplicativo gratuito lançado pelo Sebrae e pelo Buscapé direcionado para microempreendedores individuais para auxiliar no controle das finanças da empresa. Portanto, se você é um MEI, esse aplicativo é ideal para você. Ele possui as funções de armazenar todas as informações em um serviço de nuvem, de fornecer todas as movimentações financeiras de sua empresa, visualizando receitas, despesas e emitindo notas; e possui a funcionalidade de exibir na tela todos os benefícios previdenciários que cobrem o MEI.

O diferencial do Qipu é possuir um sistema de notificação, que te ajudará a lembrar das datas importantes, atreladas à empresa. Ele notifica sobre quando é o dia do pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples), documento que o microempreendedor individual tem o dever de pagar todo o mês, e além disso, envia um alerta sobre a entrega da declaração anual.

→ Está disponível para web, Android, iOS e Windows Phone.

Prós: Prático, gerenciamento fiscal e notificações de pagamentos mensais e rápido atendimento quando possui alguma dúvida sobre o aplicativo

Contra: Pesado para alguns celulares

3) Nibo

Nibo é uma ferramenta online de gestão financeira para pequenas e médias empresas. Por meio dele é possível ter um controle financeiro de sua empresa, elaboração de relatórios online, integração bancária, emissão de nota fiscal, envio de documento, emissão de boletos, ver seu fluxo de caixa e interagir com seu contador de forma mais ágil dentre outras funções. Algo que se deve ressaltar, é que você pode criar diferentes perfis de acesso as informações, criando times de acordo com a responsabilidade das tarefas.

Os principais diferencias do Nibo é sua simplicidade e usabilidade, fornecendo bastante transparência e para quem tem mais de uma empresa, consegue ver o desempenho de uma separada. O preço do Nibo para empresas parte de R$ 59,00 ao mês por empresa.

→ Está disponível para web e iOS.

Prós: maior integração financeira e contábil e gestão de funcionários

Contra: não possui versão gratuita, porém consegue fazer o teste gratuito de 5 dias.

4) ContaAzul

O ContaAzul é um sistema de gestão para micro e pequenas empresas que inclui funções como controle financeiro, de vendas, de estoques e emite nota fiscal eletrônica. O sistema permite fazer o controle do seu produto ou serviço, realizar backup das informações e analisar todos os itens relacionados com estoque, fornece relatórios de fluxo de caixa diário, de vendas, de estoque, da DRE entre outros, além dos diferenciais de ser 100% na nuvem, que resulta o acesso em qualquer lugar; e de emitir vendas diretamente do smartphone, assim, auxiliando no controle e acompanhamento das transações.

Porém, o ContaAzul disponibiliza uma versão gratuita para testes por apenas sete dias. Suas funcionalidades variam conforme o plano que você necessite, a diferença entre os planos consiste no número de boletos e notas fiscais emitidas e na quantidade de usuários com acesso ao sistema. Os planos variam de R$ 39,00 a R$ 279,00 por ano, dependendo do porte e necessidade de sua empresa.

→ Está disponível para web, Android e iOS.

Prós: 100% na nuvem e a segurança dos armazenamentos das informações

Contras: não ser gratuito e focado apenas para micro e pequenas empresas.

5) Expensify

O Expensify é um serviço muito conhecido para organizar as finanças, ele permite que você digitalize recibos, importe registros bancários, crie categorias de despesas, registre entradas e saídas e até sincronizar gastos do cartão de crédito. Os seus diferenciais são a conversão dos valores gastos em diferentes moedas e a scan, na qual você poderá armazenar suas notas em sua lista de gastos sem precisar digitalizar nada. Um aplicativo essencial para serviços que trabalham com funcionários que precisam fazer viagens a trabalho; o aplicativo consegue calcular gastos de combustível e usar um aplicativo de GPS que ajuda a calcular a distância que o funcionário rodou e assim poder reembolsá-lo por serviços como o PayPal.

O aplicativo está disponível apenas em inglês, porém os ícones em cada item ajudam a compreender suas funções. Única questão inconveniente que pode dificultar a análise dos gastos gerados nas viagens é que a unidade de distância é em milhas e não possui opções para alterar. Possui a versão gratuita, porém há também uma versão paga, com mais espaço e mais funcionalidades que custam em torno de US$ 5 e US$ 9 por usuário ao mês.

→ Está disponível para web, Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Prós: SmartScan, auxilia as despesas com viagens de modo simples e funciona offline

Contras: Em inglês e só importa dados de cartões de crédito de bancos americanos

6) GuiaBolso

O GuiaBolso é um serviço de controle financeiro que serve tanto para empresas quanto para pessoas físicas. O programa organiza as despesas, cria gráficos e traz funções essenciais como consulta de saldo, extrato e fatura de cartão. O diferencial que mais se destaca é a possibilidade de incluir diferentes contas bancárias, oferecendo integração com instituições como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, além de operadoras de cartão de crédito como o Nubank e American Express. Com essa sincronização permite que você tenha o controle geral do fluxo financeiro de sua empresa, fornecendo uma visão do cenário atual e do futuro. Em relação a confiança, o aplicativo oferece a mesma segurança que os aplicativos de bancos.

É um aplicativo utilizado por milhões de pessoas no mundo que procuram insumos para auxiliar nas decisões financeiras. É totalmente gratuito.

→ Está disponível para web, Android e iOS.

Prós: fácil de usar, interface limpa e gratuito

Contra: não é homologado pelos bancos e requer CPF

7) Mint

Conhecido como personal financeiro, o Mint é ágil e bem desenhando. Com todos os dados que você inclui no sistema, ele te fornecerá um gráfico que demonstra quanto você tem para gastar, quanto falta para pagar as contas e até mesmo se você está gastando demais. Possui a funcionalidade de controlar as várias despesas que uma empresa pode ter, tais como: investimento inicial, despesas variáveis e fixas, comissões e despesas opcionais.

Os diferencias do Mint é que para o acesso do aplicativo, é necessário oferece uma senha para acessar, tornando o aplicativo confiável e é totalmente gratuito qualquer versão.

→ Está disponível para Android, iOS e Windows Phone

Prós: sistema de automatização de conteúdo, bons gráficos

Contras: muitos anúncios publicitários no aplicativo e versão em inglês

8) Quickbooks ZeroPaper

O ZeroPaper é um gerenciador financeiro focado para autônomos, profissionais liberais e microempresas. Com esse sistema, você consegue gerenciar os gastos e ganhos do seu negócio em qualquer lugar e a qualquer momento. Possui as funcionalidades de monitorar receitas, despesas, lucro e fluxo de caixa, criar e enviar notas fiscais, criar recibos e relatórios financeiros para auxiliar na análise da situação financeira que sua empresa se encontra, gerenciar seus clientes e fornecedores e armazenamentos de comprovantes. Os grandes diferenciais são: o envio de alertas por SMS sobre as contas a pagar e os recebimentos e a vantagem de importar informações do Excel e do Gmail.

O ZeroPaper possui uma versão gratuita, porém para ter acesso a todas funcionalidades que o sistema oferece é preciso pagar uma pequena mensalidade, a versão Plus, que custa em torno de R$ 18,00.

→ Está disponível para web, Android e iOS

Prós: simplicidade e variedade de opções de relatórios

Contras: Não ser múltiplas contas e falta de configurar opções por onde são enviados os lembretes.

9) Bling

Bling é uma ferramenta online capaz de gerenciar as principais funções administrativas de uma pequena empresa. O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar as tarefas essenciais de sua empresa. Por meio do sistema você conseguirá organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças; administrar toda a movimentação do seu caixa, controlar os vencimentos das contas, contratos e cobranças entre outras funções. O que mais chama atenção para esse software, que torna-se seu diferencial, é sua capacidade de integração com diversas plataformas de e-commerce, o que facilita capturar os pedidos que entram em sua loja virtual de forma automática, incluindo dados de clientes e produtos comprados.

Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, você precisará pagar uma mensalidade. O Bling possui uma versão básica gratuita e quatros planos: o Cromo de R$ 25,00, O Cobalto de R$50,00, o Mercúrio de R$ 75,00, e o Titânio de R$100,00 por mês.

→ Está disponível para web e Android

Prós: emite notas fiscais diretamente pelo aplicativo e envia ao cliente automaticamente

Contra: não faz exportação de produtos com variações

10) TinyERP

A Tiny é um software de gestão de recursos empresariais (ERP) direcionado para micro e pequenas empresas, que possui diversas ferramentas que auxiliam na solução dos principais problemas de administração. Algumas áreas trabalhadas são a de controle de estoques, contas a receber e a pagar, bancos, fluxos de caixas, nota fiscal eletrônicas, emissão de boletos, cobranças além da integração com a plataforma de e-commerce NuvemShop. Com isso, você possui mais tempo para pensar mais em estratégia e menos em gerenciamento financeiro. O seu diferencial é um pouco diferente, pois a Tiny utiliza o Facebook como ferramenta de comunicação aberta com seu público.

Os planos mensais da Tiny ERP são quatro recomendados para cada tipo de empresa: Iniciante R$50,00, Básico R$ 100,00, Essencial R$ 200,00, e Grande R$ 500,00; há planos semestrais e anuais. É possível testar o serviço por 30 dias.

→ Está disponível para web e Android

Pró: um dos sistemas mais completos

Contra: possui um preço de plano elevado em comparação com outros aplicativos

 

Você acabou de conhecer alguns dos aplicativos de gestão financeira capazes de otimizar sua gestão e favorecer o crescimento e a competitividade de sua empresa. Para mais conteúdos que te auxiliem a administração de seu negócio, dê uma lida em nossos outros posts.

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