A influência do ambiente externo na decisão do consumidor

A influência do ambiente externo na decisão do consumidor

O conceito de marketing, de uma maneira geral, é um processo composto de elementos que ajudam a compreender o consumidor. Buscando atender suas necessidades e seus desejos a partir do estudo do mercado, do segmento ou do nicho no qual o consumidor está inserido. Nesse sentido, é preciso entender qual o seu público alvo e o comportamento dele e como isso impacta na decisão do consumidor.

A decisão do consumidor vem de diversos fatores que estão em constante mudança, os quais os gestores de marketing devem estar sempre atentos. Sendo eles intrínsecos ou extrínsecos ao ser humano.

Fatores intrínsecos

  • necessidades fisiológicas;
  • os desejos e atitudes;
  • a cultura e valores pessoais;
  • estilo de vida.

Fatores extrínsecos

  • os fatores econômicos, nos quais é preciso observar a situação do país e as condições de renda da população;
  • os fatores legais, que são os focados nas normas e nas leis de consumo;
  • os fatores sociais  são os que estudam a cultura, a sociedade e os grupos de referência nos quais  consumidor é influenciado por se considerar inserido;
  • os fatores demográficos demonstram o crescimento de algumas populações e as características de consumo;
  • os fatores situacionais,  que demonstram o impacto que tem o local,  a decoração, as pessoas,  eventos, entre outros.Faremos uma série de posts para mostrar o processo de formação do comportamento do consumidor, que é estudado por um segmento do marketing chamado neuromarketing. Esse segmento busca atingir o subconsciente do consumidor usando fatores externos e situacionais.

    Confira os próximos posts para você ficar por dentro de diversas maneiras utilizadas para atrair o consumidor por meio de atitudes simples que afetam o inconsciente e têm poder na hora da decisão de compra.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *